O Desporto e os Jovens

As crianças e os jovens adoram correr e praticar desportos. Mas a televisão e outras distracções têm tornado as crianças de hoje cada vez mais sedentárias. Contudo, sabe-se que praticar desportos pode pôr as crianças e os jovens em forma e proporcionar benefícios duradouros. Por exemplo, entre os jovens atletas os níveis de colesterol no sangue e de tensão arterial são mais baixos do que entre jovens sedentários, reduzindo o risco de doença cardíaca mais tarde. Ao praticar desporto regularmente, as raparigas conseguem um equilíbrio global do seu desenvolvimento; assim, a densidade óssea atinge um nível tal que ajuda a prevenir a osteoporose décadas mais tarde. Os pais podem encorajar uma participação segura nos desportos seguindo estas sugestões:

  • Torne os desportos divertidos. Encoraje o seu filho a ser o melhor, mas sem o pressionar. Ganhar é divertido, mas nunca sob pressão.
  • Não tenha pressa. Uma criança pode não estar preparada para desportos colectivos, como o futebol ou o andebol, aos 8 ou 10 anos — os desportos colectivos exigem maturidade emocional e física. Adie-os para a adolescência. Ou então veja este artigo que fala sobre o desporto para crianças.
  • Não exagere. As crianças que se especializam num desporto precocemente têm mais probabilidade de o abandonarem mais tarde. Encoraje-as a experimentar diversos desportos, individuais ou de equipa. A variedade da prática desenvolve diferentes competências e mantém-nas motivadas. Os desportos de prática sazonal criam expectativas quando se aproxima a época.

A vida desportiva

Depois da escola secundária e da universidade, muitos adultos deixam de praticar desporto. No entanto, manter-se em forma não só ajuda a controlar o peso e a reduzir o risco de doença crónica, mas também combate o stress e estimula a capacidade mental.

Nunca é demasiado tarde para começar. Cada vez mais pessoas idosas estão a utilizar os desportos de baixo impacte e o exercício para ajudar a combater a fragilidade e a doença. Mas tome algumas precauções adicionais: enquanto os atletas mais velhos têm o mesmo tipo de rupturas e distensões que os mais novos, as lesões podem ser complicadas pela artrite e bursite, e as quedas, mais graves. Fale primeiro com o seu médico. Se sofrer de doença cardíaca, diabetes, asma ou osteoporose, ele pode recomendar determinados desportos.

desporto para crianças

Independentemente da sua idade, experiência ou desporto que pratica, reduza os riscos de lesões seguindo estes conselhos:

  • Tenha cuidado. Pratique o menos possível desportos de alto impacte, come o basquetebol, a corrida ou o ténis — ou alterne-os com actividades de baixo impacte, como a marcha, o ciclismo ou a natação.
  • Pratique várias modalidades. Ande a pé num dia, faça musculação no outro, nade ou jogue o golfe. Deste modo, o estímulo beneficiará músculos diferentes, permitindo uma melhor recuperação.
  • Seja persistente. Conte pelo menos com 30 minutos de actividade diária. Se estiver dorido ou cansado, abrande.
  • Siga a regra dos 10%. O treino deve ser progressivo, de modo que a intensidade e a duração da sua actividade aumentem 10% por semana.
  • Aqueça. Praticar qualquer desporto a frio traz problemas. Deixe o coração bater durante cinco minutos a um ritmo fraco e depois faça alongamentos.
  • Pense na segurança. Use um equipamento adequado. Utilize técnicas correctas em todos os desportos. Consulte um técnico da especialidade.
  • Ponha-se em forma e mantenha-se em forma. Os músculos, tendões e ligamentos fracos podem originar rupturas ou distensões. Prepare-se para a modalidade que eleger com treino geral onde se inclui o treino da força e da flexibilidade.
  • Dê atenção aos sinais de alarme do seu corpo. É normal ter os músculos doridos porque começou a praticar um desporto novo ou se aplicou energicamente noutro que já praticava. Mas se surgir dor ou inchaço numa articulação ou tendão, faça repouso, cubra a zona com um saco de gelo, comprima e eleve-a de forma a facilitar a circulação de retorno. Mais tarde, acrescente um exercício ligeiro, pois ajudará à cura da lesão.