Regras para Trabalhar em Casa

Exercer a sua atividade profissional sem passar a soleira da porta não é apenas uma mudança de lugar de trabalho. As alterações são radicais: mudam-se os hábitos, os horários, as relações com os demais e até a forma de se ver a vida. Surgem novas possibilidades de lazer, de autonomia e de conforto.

Para aproveitar ao máximo este novo conceito de trabalho é preciso também ter em conta os riscos. Logo à partida, nem todas as pessoas serão capazes de se adaptar. Há quem sinta necessidade de trabalhar em grupo. E há mesmo quem sinta saudades da confusão do trânsito… Mas nem todos pensam assim. Se se inclui neste último caso, montar um escritório em casa (caso a sua atividade profissional o permita) pode ser uma aposta ganha. Importante é ter em linha de conta que será necessário traçar uma fronteira bem definida entre o trabalho e a vida familiar. Lembre-se que, para atingir os seus objetivos, terá de impor novas regras de comportamento doméstico e criar uma estrutura física que separe o seu local de trabalho do resto da casa. Nós deixamos-lhe algumas dicas para que o seu escritório em casa seja um caso sério de sucesso.

Respeite o relógio

Apesar de ter maior flexibilidade de horários, deve organizar uma rotina de trabalho e obedecer-lhe. Defina previamente o período em que não deve ser interrompido e informe familiares e amigos. Aprenda a dizer “não, agora estou a trabalhar”. Claro que há situações excepcionais, como aqueles dias em que o seu filho, por qualquer motivo, não tem escola. Pode pôr o trabalho de lado por algumas horas e dar-lhe atenção. É uma das maiores vantagens de se trabalhar em casa.

Não trabalhe de pijama

Já pensou que coisa horrível andar de pijama o dia inteiro ou ser apanhado desprevenido por um cliente que aparece sem avisar? Vista-se como se fosse realmente sair para trabalhar — é uma forma de se autodisciplinar.

Faça pausas

Evite comer em cima da mesa de trabalho — faça pausas para as refeições. Ir até à rua apanhar um pouco de ar é saudável e permite recarregar energias. Mas não abuse! Evite passar o dia todo a petiscar (a balança não perdoa) ou a navegar na Internet em sites que nada têm a ver com o seu trabalho.

Mantenha o contato

O trabalho em casa é solitário. Evite transformar-se numa espécie de eremita. Telefone, envie e-mails, passe pelo escritório de vez em quando (no caso de ser contratado de alguma empresa). E, muito importante: todo e qualquer profissional tem de se actualizar constantemente, por isso visite outros empresários, colegas e clientes para que a opção de trabalhar em casa seja bem sucedida.