Xamanismo e influências na vida activa

O Xamanismo é a mais antiga via espiritual conhecida e tem sempre estado em estreita união com a Natureza. Em xamanismo, existe a consciência de vários níveis de realidade, para além da realidade habitual a que estamos habituados e o princípio do trabalho xamânico é de que este deve beneficiar a vida e ter o propósito de curar.

Círculo Central Xamanismo

Círculo Central Xamanismo

O que o xamanismo faz ao corpo e à mente

Nas culturas xamânicas, os xamãs entram num estado alterado de consciência, fora do tempo e do espaço, para procurar informação e curas necessárias às suas comunidades. Actualmente, qualquer pessoa pode ter acesso a esta técnica antiga. Utilizando apenas o som do tambor para nos transportar durante a “Viagem Xamânica”, podemos obter informação, resposta e cura que experimentamos dentro do “estado de consciência xamânico” e depois trazemos à nossa consciência normal.

Vantagens do xamanismo

Xamanismo é uma via de revelação directa que nos permite restaurar a nossa autoridade espiritual e conscientemente melhorar as nossas vidas, aprendendo a confiar na nossa experiência e a ter confiança no mundo espiritual e na nossa capacidade de receber a sua ajuda. A experiência de cada pessoa é única, pois cada um vive a “realidade não habitual” de forma diferente. A informação, resposta ou cura que recebemos são dirigidas a cada um de nós e são apreendidas pela mente racional de acordo com a nossa abertura, experiência, antecedentes culturais ou estado emocional.

Postal Russo com mulher Xamã

Postal russo baseado em uma foto tirada em 1908 por S.I. Borisov, mostrando uma mulher xamã provavelmente da etnia Khakas.

Para além de obter respostas e cura que nos podem ajudar no nosso trajecto de desenvolvimento pessoal, a prática xamânica dá-nos ainda a possibilidade de ajudar os outros, intervir de uma forma co-criativa em assuntos de interesse global e ajudar o planeta.

Tradicionalmente, o trabalho xamânico tem várias vertentes, algumas das quais são comuns a muitas culturas. Destacam-se: trazer informação ou respostas para problemas pessoais, de outra pessoa ou da comunidade; curar espiritualmente; fazer diagnósticos; trazer “animais de poder” (poder vital de cada pessoa); recuperar partes da alma (partes de essência vital da pessoa), perdidas em situações traumáticas; extrair intrusões (energias perturbadoras), causadoras de doenças físicas e psíquicas; curar e reenergizar locais; acompanhamento na morte, antes, durante e após a morte física; compreender o mundo que nos rodeia dentro da realidade habitual e para além dela; ligar os indivíduos à Natureza para melhor se compreender a sua essência. Todo este trabalho se insere na cura espiritual e é hoje praticado em articulação com outros métodos de medicina e psicologia.

Figura de Mulher Xamã

Figura de Mulher Xamã

Onde praticar xamanismo

O xamanismo pode ser praticado um pouco por todo o país, nas principais cidades, quer do litoral, quer do interior, bastando procurar espaços consagrados às terapias holísticas, ao reiki e à hipnoterapia.