Tudo o que precisa saber antes de viajar de avião

Embora as estatísticas de acidentes indiquem que voar é duas vezes mais seguro do que viajar de comboio e 30 vezes mais seguro do que guiar numa auto-estrada, as viagens aéreas envolvem numerosos perigos para a saúde, a maioria dos quais evitável se tomarmos algumas precauções.

O ar nem por isso é muito saudável. Passar horas fechado num avião apertado e cheio não é muito saudável. Apesar disso, podemos proteger-nos num voo prolongado, quer sejamos estreantes ou passageiros habituais:

  • Ar viciado: os aviões construídos depois dos anos 80 estão equipados com sistemas de ar que fornecem à cabina metade de ar fresco, metade de ar reciclado. Para obter a melhor qualidade do ar, evite voar em horas ou épocas de ponta, em que os aviões andam cheios. Se sentir tonturas ou que está a desmaiar, pergunte à hospedeira se o piloto pode aumentar a quantidade de ar fresco.
  • Tampões nos ouvidos: as alterações na pressão do ar podem fazer que sinta os ouvidos tapados. Para aliviar este incómodo, mastigue pastilha elástica ou boceje até desobstruir os canais dos ouvidos. Dar um biberão durante a descida pode aliviar as dores de ouvidos dos bebés.
  • Desidratação: para contrariar os efeitos da secura do ar na cabina, beba líquidos em quantidade. Evite o álcool e as bebidas com gás ou cafeína: ambas desidratam.
  • Congestão nasal: Se estiver constipado ou tiver problemas alérgicos, as alterações da pressão do ar podem provocar-lhe dores sinusais agudas. Tome um descongestionante oral uma hora antes de o avião aterrar e use um  meia hora antes da aterragem.
  • Constipações e outros vírus: os filtros de ar nos aviões podem impedir as bactérias e os vírus de circularem na cabina, mas nada fazem contra os vírus da constipação ou da gripe dos passageiros e tripulantes. Se estiver sentado ao pé de alguém que tussa ou espirre, mude de lugar se puder. Lave frequentemente as mãos e evite tocar no nariz e olhos. Humidifique as vias nasais com soro fisiológico.
  • Enjoo: alguns passageiros enjoam quando há turbulência. Se tiver tendência para isso, peça um lugar junto à asa, onde o balanço é menor. Tome um medicamento para o enjoo antes e durante o voo ou experimente gengibre, fresco ou em comprimidos.
  • Alimentos de bordo: Por vezes, as refeições a bordo podem não ser do seu agrado. Ao fazer a sua reserva, pode encomendar refeições especiais, vegetarianas, pobres em gorduras, ou kosher, sem carne de porco para a dieta judaica.
  • Síndroma da classe económica: causado pelas alterações da pressão atmosférica e por se estar sentado e
    apertado durante muito tempo, este estado é marcado por rigidez das articulações e tumefação dos tornozelos e pés. Para combater esta situação, não cruze as pernas e quando for permitido, passeie pela coxia e descontraia-se. Use sapatos com atacadores,que pode alargar em caso de inchaço.
  • Jet lag: Esta perturbação, mais ou menos acentuada, dos ritmos biológicos ocorre geralmente quando se viaja entre zonas com grandes diferenças horárias. O jet lag é mais acentuado quando se viaja para leste. Para reduzir os seus efeitos, as pessoas que viajem para leste devem deitar-se mais cedo do que o habitual durante os dias que antecedem a viagem. Evite álcool e cafeína durante a viagem. Faça o que fizer, o seu objectivo deve ser dormir de noite quando chegar ao destino.
  • Medo de voar: calcula-se que 9 em cada 10 pessoas têm algum medo de voar. Apesar disso, muitos de nós voamos, e fazemo-lo com pouca ansiedade. Mas para outros o medo de voar pode levar a crises de pânico ou pode ser sintoma de um distúrbio de ansiedade. A maioria dos casos é ultrapassada com aconselhamento psicológico. Pode igualmente ser receitado um esquema de medicação.

o que precisa saber antes de viajar

Como ter um voo seguro e agradável

Para um voo mais seguro, siga estes conselhos:

Arrume as bagagens de mão nos cacifos superiores ou debaixo do assento à frente do seu. Se a bagagem cair, especialmente se for uma mala de cantos duros, pode lesioná-lo ou a um outro passageiro.

Se notar neve ou gelo nas asas e não houver informação sobre o descongelamento, peça à hospedeira que avise o piloto. Os passageiros têm melhor visão das asas do que os pilotos.

Mantenha apertado o cinto de segurança quando estiver sentado. Uma turbulência inesperada pode causar lesões.

Durante o voo, respeite as indicações da hospedeira acerca do uso de aparelhos electrónicos, que podem interferir com os instrumentos de bordo, especialmente ao levantar e aterrar.

O que deve fazer em caso de emergência

Há hipóteses de sobrevivência em 80% dos acidentes de aviação. A maioria ocorre durante a descolagem e a aterragem, quando, por exemplo, o avião ultrapassa a pista ou o trem de aterragem falha. O maior perigo nestes acidentes é o fogo (e os fumos), que pode invadir a cabina em 90 segundos. Na realidade, a maioria das mortes em acidentes à partida, com hipóteses de sobrevivência, ficam a dever-se à inalação de fumo ou gases tóxicos.

Em caso de emergência, mantenha-se calmo e ouça as instruções dos assistentes de bordo. Se o aparelho estiver no chão e houver fogo ou fumo na cabina, tape o nariz e a boca e vá de gatas ou rasteje até à saída. Não leve nada consigo. Antes de abrir uma porta de saída, veja se há fogo da parte de fora. Se houver, procure outra saída. Uma vez cá fora, afaste-se rapidamente do avião.

Pelo sim, pelo não…

  • Use roupas de fibras naturais. Evite collants e outros tecidos sintéticos: o fogo pode fazê-los derreter e agarrarem-se-lhe à pele. Use sapatos rasos ou de saltos baixos, de lona ou pele, e não os tire durante a descolagem e a aterragem.
  • Quando viajar com menores de 2 anos, use uma cadeira de segurança para crianças. Ao fazer a reserva, fale com a companhia sobre estas cadeiras.
  •  Veja sempre onde fica a saída mais próxima e conte as filas de assentos entre si e, pelo menos, duas saídas para saber até aonde deve ir no caso de a cabina se encher de fumo.
  • Não há nenhum “lugar mais seguro” num avião, mas sentar-se perto de uma saída tornará mais fácil a fuga.