Como funcionam os airbags

Sem dúvida que que as almofadas insufláveis (airbags) salvam vidas em colisões de automóveis. São inúmeras as mortes por aci­dentes que já evitaram desde que foram intro­duzidas. Contudo, os airbags também têm riscos: a sua força explosiva já provocou nume­rosas lesões e a morte de várias pessoas. Por outro lado, se é verdade que protegem a parte superior do corpo do condutor e passageiros, não podem impedir lesões provocadas por ou­tras partes da estrutura dos automóveis nos pés e nas pernas, por exemplo, como ficou demon­strado em testes de colisão realizados recente­mente. Por isso, enquanto os fabricantes de au­tomóveis procuram tornar mais seguros os seus air bags, os condutores e os passageiros devem tentar reduzir os riscos que lhes estão associados.

Como funcionam os airbags?

Com o impacto, as almofadas estão programadas para se insuflarem, expandindo-se para o interior da viatura a cerca de 300 km/h. Numa fracção de segundo, protegem os ocupantes do banco da frente de embates fatais contra o volante, painel de instrumentos ou pára-brisas. Mas os airbags podem provocar lesões graves. Travar antes da colisão pode projectar uma pessoa sem cinto de segurança para dentro do campo de insuflação da almofada, causando-lhe uma lesão grave e potencialmente fatal na cabeça, pescoço ou tórax. Este perigo é considerável em crianças, adultos de baixa estatura ou numa pessoa que esteja inclinada para a frente. (Os airbags laterais são considerados mais seguros, pois abrem paralelamente ao ocupante do veículo.)

Como Funcionam os airbagsImagem @ Car and Driver

A legislação portuguesa obriga à utilização do cinto de segurança em qualquer lugar do automóvel. Os airbags são mais eficazes e menos perigosos quando se usa cinto. Além disso, os cintos de segurança protegem a pessoa em todos os tipos de colisão, o que não acontece com as almofadas de impacte frontal.

Evite inclinar-se para a frente e afaste-se da zona de insuflação da almofada — deixe 25 cm (sem contar com vestuário volumoso) entre o meio do esterno e o centro do volante se for o condutor e afaste-se o mais para trás possível se viajar no lugar do passageiro. As crianças com menos de 12 anos devem usar almofadas que as elevem, permitindo o uso do cinto de segurança, e viajar sempre na parte de trás do automóvel. Estatisticamente, no caso de crianças pequenas, os air bags têm mais desvantagens do que vantagens. Transporte os bebés em cadeirinhas adequadas de modelo homologado e coloque-os nos assentos previstos pela lei.