7 Maravilhas Naturais de Portugal
As 7 maravilhas naturais de Portugal foram eleitas em 2010, com o intuito de dar a conhecer as paisagens maravilhosas portuguesas assim como a sua proteção. Esta eleição foi feita pelo público português, onde tinham de selecionar 7 maravilhas naturais das 21 finalistas, estando estas divididas em categorias:
- Zonas marinhas
- Grutas e cavernas
- Praias e falésias
- Florestas e matas
- Áreas protegidas
- Paisagens
Para selecionar os finalistas, utilizaram-se vários critérios de seleção, desde o estado de conservação, importância ecológica, significado histórico e beleza do local. Em termos de localização, 14 finalistas são do continente, 5 finalistas são da Ilha dos Açores e 2 finalistas são da Ilha da Madeira.
Com a ocorrência deste evento, o turismo em Portugal começou a ter um aumento significativo, ficando assim entre os 20 países mais visitados do mundo, recebendo uma média anual de 13 milhões de turistas.
7 Maravilhas Naturais de Portugal
Paisagem Vulcânica da Ilha do Pico – Açores
A Ilha do Pico é o ponto mais alto de Portugal e é onde se situa um dos maiores vulcões ativos do Oceano Atlântico, com 2351 metros. Ela sobe 3500 metros a partir do fundo do oceano e o seu formato cônico é a indicação mais óbvia da origem vulcânica da ilha, assim como o seu nome. A riqueza geológica associada à paisagem requintada, torna a Ilha do Pico, no arquipélago dos Açores, um dos mais belos vulcões do mundo.
Lagoa das Sete Cidades – Açores
A Lagoa das Sete Cidades está localizada na parte inferior da caldeira das Sete Cidades, na freguesia com o mesmo nome, na Ilha de São Miguel, Açores. A caldeira foi formada por colapsos sucessivos de dois relevos que a cercam, e tem um diâmetro de 400 metros. Constitui um dos maiores abatimentos de caldeira do arquipélago. Os seus contornos têm, na sua maior parte, encostas muito íngremes. Ela situa-se numa área montanhosa, de terreno muito íngreme, com falésias interiores, profundas ravinas e ranhuras em cujos leitos correm águas. O Pico das Éguas, com 873 metros de altitude, é o ponto mais alto na área. A área inclui, campos agrícolas e florestais urbanos de produção de criptoméria.
Floresta Laurissilva – Madeira
A Floresta Laurissilva, na Região Autónoma da Madeira está circunscrita principalmente pela costa norte da ilha, no Parque Natural da Madeira e estende-se ao longo de 15 000 hectares, ocupando mais de 20% da sua superfície. O nome Laurissilva resulta da conjunção de Laurus (loureiro em latim) e Silva (floresta em latim). As árvores centenárias, juntamente com a flora e fauna existentes criam uma grande biodiversidade com espécies exclusivas.
Parque Nacional da Peneda – Gerês
O Parque Nacional da Peneda, no Gerês compreende 72 000 hectares de áreas protegidas e inclui cinco distritos do norte de Portugal. Tendo sido uma vez o lar do urso pardo e do bode da montanha (espécies que estão agora extintas), o parque nacional da Peneda ainda tem hoje uma fauna variada e é um dos últimos refúgios dos grandes predadores, como o lobo e a águia real.
Grutas de Mira de Aire – Mira de Aire
As Grutas de Mira de Aire situam-se a 85 km do Nordeste de Lisboa e arredores de Fátima, além da sua beleza natural, é o maior sistema de grutas de Portugal, com acesso ao público de 700 metros de extensão, do total de 11 km que os compõem. A beleza e a importância ecológica destas grutas, fazem-nas num lugar de atração turística e incontestável interesse espeleológico.
Praia do Portinho da Arrábida – Setúbal
Portinho da Arrábida é considerada uma das praias mais charmosas do litoral Português. Esta baía calma, com areias brancas e vários tons de azul de águas claras contrastam com os verdes profundos das colinas da Arrábida, criando, assim, um cenário bonito, perfeito para o relaxamento contemplativo. Esta baía calma é boa para o mergulho e para apreciar a vida marinha variada, tendo em conta que a pesca em si é proibida, uma vez que o próprio fundo do mar está contido dentro da área protegida do Parque Natural.
Ria Formosa – Algarve
Ria Formosa é um parque natural protegido, no Algarve, que se estende pelos concelhos de Loulé, Faro, Olhão, Tavira e Vila Real de Santo António. Com sua diversidade física, atrai uma grande variedade de formas de vida numa área que abrange cerca de 20 000 hectares ao longo de 60 km de costa, entre a praia da Manta Rota e o rio Ancão.
Comentários