Ar condicionado: vantagens e desvantagens

Os aparelhos de ar condicionado eliminam o incómodo dos dias quentes e húmidos, fazendo passar o ar quente por serpentinas metálicas contendo um produto refrigerante. Assim, não só a temperatura do ar baixa, como o vapor de água da atmosfera se condensa, do que resulta um ambiente interior mais fresco e seco.

Para além do maior conforto termo-higrométrico (controle da temperatura e da humidade relativa), o ar condicionado, se bem dimensionado, pode contribuir, associado a uma ventilação (renovação do ar) adequada ao tipo e densidade de ocupação, para uma melhor qualidade do ar. Ao estabilizar as trocas de calor com o corpo humano, assegura um controle do metabolismo, evitando muitas doenças, nomeadamente as cardiovasculares, sendo assim um factor positivo e de grande importância.

Nos grandes edifícios de escritórios, contribui ainda fortemente para a concentração e produtividade do trabalho.

Desvantagens de usar ar condicionado

Não sendo submetidos a manutenção cuida-da, os aparelhos de ar condicionado podem precisamente desencadear os problemas que de outro modo previnem. Um filtro de ar sujo contém pólenes, fungos e bactérias, introduzindo milhões destes microrganismos em casa e podendo provocar ataques de asma e irritação dos olhos, nariz e garganta. Os cuidados de manutenção reduzem ao mínimo estes riscos. A intervalos de duas a quatro semanas, aspire o filtro do ar e lave-o em água com sabão. Antes de o reinstalar, o filtro deve estar bem seco. Pode ainda aplicar-lhe um desinfectante. Se o aparelho tiver filtros descartáveis, não se esqueça de os substituir nas datas recomendadas.
Nos grandes edifícios, os aparelhos de ar condicionado apresentam perigos mais graves, relacionados com a bactéria Legionella (ultimamente assistimos a problema relacionado com esta bacteria ), que podem desenvolver-se nas torres de arrefecimento caso não haja uma manutenção e limpeza adequadas.

De referir também as contribuições negativas ao nível de efeito de estufa e de agressividade para com a camada de ozono decorrentes quer dos sobredimensionamentos, quer da utilização de gases refrigerantes não isentos de CFC.

Na estrada

Os aparelhos de ar condicionado dos automóveis apresentam problemas próprios. O interior dos aparelhos é quente, húmido e escuro — ambiente ideal para a proliferação de fungos e esporos de bolores. Se é alérgico a bolores, opte pela ventilação em vez do sistema de ar recirculado, desvie do rosto o fluxo vindo das saídas de ar e abra as janelas durante uns minutos depois de ligar o ar condicionado para permitir a expulsão de microrganismos. Se o problema persistir, peça a um mecânico qualificado que trate o aparelho com um desinfectante, o que o manterá isento de bolores durante três meses.