Bebidas Energéticas
O aparecimento das bebidas para desportistas, as chamadas bebidas energéticas, e a frequência com que são publicitadas levantam a questão de saber se a ingestão de água não será suficiente para matar a sede e repor os líquidos perdidos quando transpiramos ou fazemos exercício regularmente. A resposta é afirmativa. Para os atletas amadores e todos os que fazem exercício durante não mais de uma hora de cada vez, a água é a bebida ideal para matar a sede. Contudo, para os atletas de competição uma bebida energética pode ser uma opção melhor.
Para os atletas de fim-de-semana, beber água é mais do que suficiente. Mas se gosta do sabor das bebidas energéticas — e isso o estimula a beber mais quando faz exercício, tanto melhor. Para quem pratica durante mais de uma hora, uma bebida energética representa uma dose adicional de energia.
Durante o exercício, o corpo perde líquidos através da transpiração. Para evitar a desidratação, é necessário repor esses líquidos. O ideal é beber pelo menos 0,5 litros de água (duas chávenas ou um copo grande) duas horas antes; depois, durante o exercício, 1/8 a 1/4 de litro, de 15 em 15 minutos. Após o exercício, deverá beber pelo menos 0,5 litros, ou mais se o tempo estiver quente.
As bebidas energéticas fornecem não só água mas também potássio, sódio e açúcar. Embora a transpiração faça perder algum potássio e sódio, os nutrientes diários usados na alimentação serão em geral superiores aos nutrientes perdidos.
O açúcar fornece energia adicional, tal como o fariam um refrigerante ou um su¬mo de fruta —mas lembre-se de que na primeira hora de exercício as reservas de energia do seu corpo são, em princípio, suficientes.
O caso dos atletas de competição é diferente. Estes atletas transpiram durante períodos prolongados, podendo por isso precisar de mais sal e potássio. O açúcar pode também ajudar. Estudos indicam que os hidratos de carbono fornecidos pelas bebidas energéticas podem melhorar os desempenhos atléticos com duração superior a uma hora, o que não acontece com a água. Estes nutrientes vão fornecendo energia não só durante o exercício, mas também durante o período de recuperação que se segue. Algumas bebidas energéticas contêm também doses elevadas de cafeína. Fale com o seu treinador ou médico antes de tomar urna dessas bebidas.
Energia em Barras
As barras energéticas fornecem um reforço rápido de energia antes ou durante o exercício. São óptimas para levar numa caminhada ou passeio de bicicleta. Escolha barras com elevado teor de hidratos de carbono e baixo teor de gordura Mas uma peça de fruta ou uma mão-cheia de passas são também um reforço de energia.
Comentários