Bolores em casa: pode causar doenças?

Aquelas coisas de aspecto verde e desagradável que crescem nos sítios húmidos em alguns cantos da casa são bolores, ou fungos. Estes microrganismos vegetais deterioram paredes, livros, roupas e sapatos e libertam esporos para o ar, podendo ser causa de alergias em algumas pessoas. O bolor também pode desenvolver-se em alimentos conservados no frigorífico, contaminando-os com toxinas perigosas.

O bolor pode causar doenças?

O bolor dá-se bem em locais húmidos e em quase todas as superfícies, dentro e fora de casa. Quando se desenvolve nos alimentos guardados no frigorífico, o bolor pode estragar o sabor dos alimentos e produzir micotoxinas perigosas que nem o calor nem a cozedura destroem.

Quando inalados por uma pessoa sensível, os esporos de alguns bolores podem desencadear reacções alérgicas, como congestão, dificuldades respiratórias e prurido e lacrimejação nos olhos. Em casos muito raros, pode ocorrer pneumonite por hipersensibilidade, que pode ter consequências graves, como problemas cardíacos e pulmonares.

Como evitar bolores em casa?

Meça a humidade em sua casa com um higrómetro, que pode encontrar a preços acessíveis em lojas de ferragens e de grandes superfícies. Se o nível de humidade for superior a 40%, é possível que encontre bolor nos móveis, alcatifas e roupa de cama. Reduza a humidade arejando bem a casa, abrindo portas e janelas durante algum tempo todos os dias ou instalando um aparelho de ar condicionado ou desumidificadores.

Mesmo que o ar da sua casa seja seco, verifique as zonas húmidas e mal ventiladas, como cave, frigorífico, casas de banho, sótãos, armários, canos rotos, telhados e caixotes de lixo.

Se encontrar bolor, deite fora o pão ou outros alimentos com bolor. Embora alguns alimentos, como os queijos duros, possam ser aproveitados aparando pelo menos 2,5 cm a toda a volta de uma pequena área com bolor, é bom lembrar que os bolores produzem toxinas que afectam os ali-mentos sem serem detectáveis a olho nu.

  • Limpe o bolor com água oxigenada, vinagre de vinho branco ou uma solução de lixívia com cloro. Use uma máscara protectora e luvas de borracha. (Se for alérgico, peça a outra pessoa que o faça.). Para áreas superiores a 1 m2, contrate um profissional para aplicar o fungicida.
  • Lave o vestuário e as roupas de cama com bolor com água quente e lixívia sem cloro.

Evitar bolores e fungos

  • Verifique se os sistemas de ventilação funcionam bem e os algerozes estão desobstruídos.
  • Areje a cozinha e as casas de banho abrindo as janelas e/ou instalando exaustores.
  • Mantenha a cave seca instalan-do um desumidificador.
  • Limpe os aparelhos de ar condicionado e os filtros regularmente.
  • Passe regularmente uma esponja embebida numa solução fraca de lixívia pelas paredes da banheira ou do chuveiro. Prefira cortinas de casa de banho que possam ser lavadas na máquina
  • Regule o frigorífico para menos de 4°C e mantenha-o limpo.
  • Ao deitar fora alimentos com bolor, embrulhe-os para evitar que os esporos se espalhem.
  • Coloque desumidificadores nos armários sem ventilação. Deite fora a água que se acumula e mude a recarga com frequência.