Aquecedores Portáteis – Cuidados a ter

Um dia de Outono um pouco mais frio pode lembrar-lhe o Inverno que se aproxima e levá-lo a comprar um aquecedor, ou calorífero, portátil, uma das maneiras mais práticas e económicas de se manter quente. Quer sejam alimentados a gás ou a petróleo, quer sejam elétricos, os aquecedores produzem um aquecimento imediato onde e quando quiser.
Mas quando incorretamente utilizados, podem constituir um risco. Os aquecedores portáteis têm mais probabilidade de provocar incêndios do que o aquecimento central, segundo os especialistas de segurança contra incêndios. Apesar de uma série de etiquetas para chamar a atenção e reforços de segurança – dos interruptores automáticos que desligam se o aquecedor tombar a grelhas que tapam as resistências -, ainda constituem graves riscos de incêndio quando utilizados sem cuidado. Aprenda a trabalhar corretamente com o seu aquecedor e a fazer a manutenção devida para ter a sua casa quente e em segurança.

Sinta-se confortável, mas em segurança

Ao comprar um aquecedor, leia com atenção as instruções. Para usá-los em segurança, basta-lhe o simples senso comum. Alguns conselhos para a utilização dos aquecedores:

  • Verifique se os modelos elétricos têm os fios gastos ou soltos, verifique se a torcida de um aquecedor a petróleo está limpa e no nível correto e se não há fugas de combustível.
  • Não saia de casa nem se deite com o aquecedor ligado. Ao fazê-lo, aumenta o risco de incêndio. No caso de aquecedores a gás ou a petróleo, se adormecer com eles acesos, aumenta o risco de intoxicação por monóxido de carbono.
  • Nunca ponha um aquecedor a menos de 1 m de distância de objetos combustíveis (cortinas, papéis, roupas de cama). Evite também deixá-los a funcionar junto de crianças pequenas.
  • Nunca ponha roupa a secar em cima do aquecedor para evitar o risco de sobreaquecimento.
  • Não utilize produtos inflamáveis (aerossóis, solventes ou lacas) perto do aquecedor.
  • Não use estes aparelhos para aquecer casas de banho porque não estão preparados para ambientes húmidos nem para salpicos de água.

aquecedores portáteis

Aquecimento elétrico

Algumas casas são aquecidas apenas por eletricidade, com unidades de aquecimento central que distribuem o calor através de tubos de ar quente, ou canalizações de água quente. Mas os aquecedores elétricos são também muito utilizados. Embora os aquecedores elétricos não utilizem combustível inflamável como os de gás ou petróleo, utilizam muita potência, por isso podem sobrecarregar instalações elétricas velhas ou em más condições de conservação, criando o risco de incêndio. Se tiver outros aparelhos elétricos a funcionarem no mesmo circuito, não compre um aquecedor com uma potência superior a 1000 W.

Abra uma nesga da janela

Muitas famílias utilizam aquecimento a lenha, petróleo ou gás de botija. Os dois últimos ardem sem produzir fuligem, mas a combustão de qualquer combustível fóssil liberta gases fatais, especialmente o monóxido de carbono, por isso é essencial uma ventilação adequada. Instale também um detector de monóxido de carbono.

Use o petróleo em segurança

Nunca misture petróleo com outro combustível, pois cria o risco de incêndio ou explosão porque o combustível pode aquecer mais e mais rapidamente do que o aquecedor suporta. Nunca encha o depósito do aquecedor dentro de casa ou quando o aquecedor estiver quente. Deixe-o primeiro arrefecer durante 15 minutos. Pare na linha “cheio” ou abaixo dela. O petróleo expande-se à medida que aquece, podendo transbordar e incendiar-se.