Como escolher o seu aspirador

A maioria dos aspiradores domésticos fazem um ótimo trabalho ao apanhar o pó e a sujidade, mas a história não se fica por aqui. As minúsculas partículas dos esporos de bolor, do pólen, dos dejetos dos ácaros do pó, da pele morta e dos pêlos dos animais, podem facilmente passar através dos filtros do aspirador e serem lançadas diretamente no ar outra vez. Nas pessoas que são vulneráveis a simples tarefa de aspirar pode desencadear alergias ou ataques de asma.

Como escolher aspirador

Aspirador de saco

Se estiver disposto a gastar mais algum dinheiro, pode comprar sacos especiais para o pó, que conseguem reter mais eficazmente as partículas. Por exemplo:

  • Sacos com revestimentos múltiplos.
  • Sacos com revestimentos com tratamento especial que atraem o pó.
  • Sacos para determinados aspiradores, que fecham quando são retirados, para evitar que o pó se escape.

aspirador

Aspiradores convencionais

Os aspiradores convencionais agarram partículas tão pequenas como 30 mícrones de diâmetro, mas alguns componentes do pó são ainda mais pequenos. O pólen pode medir 10 mícrones, as partículas de pele morta dos animais de estimação não passam dos 5 mícrones, e as bactérias, 0,3 mícrones, o que equivale  200 ou 300 vezes mais pequenas do que a largura de um cabelo humano.

Alguns modelos mais recentes são especialmente fabricados para apanhar muitas destas micropartículas. Por exemplo, um deles utiliza um sistema ciclónico que, filtra a sujidade e o pó através de correntes de ar de alta velocidade que aspiram por meio de remoinhos. Um outro retém o pó num depósito de água.

Os filtros dos aspiradores também desempenham um papel importante. O mais eficiente mas também mais dispendioso, é um sistema de filtragem altamente eficiente de ar particulado (HEPA), concebido para apanhar até 99,97% de todas as partículas pequenas completamente impossíveis de visualizar a olho nu.

Aspiração central

Uma forma de melhorar o seu trabalho de aspiração, é instalar um sistema de aspiração central na sua casa. Utilizando tubos montados nas paredes com saídas para o exterior, um sistema destes é tão prático de utilizar que é muito provável que aspire mais vezes. Embora seja mais dispendioso adaptar o sistema a uma casa antiga do que instalá-lo numa casa em construção, é uma solução para quem tem alergias porque, elimina por completo a recirculação das partículas transportadas pelo ar.

Aspirar – Dicas

Seja qual for o modelo que escolher, aspire devagar e com cuidado para evitar remexer o pó desnecessariamente. As pessoas que sofrem de asma ou de alergias ao pó da casa, não devem fazer este trabalho, e é até conveniente que não seja feito enquanto estão em casa. Gaste pelo menos dois minutos em cada metro quadrado do chão. Se houver probabilidade de apanhar pulgas, traças ou outras pragas, meta o saco do pó num saco de plástico antes de o deitar fora.