Removedores de tinta

É fácil aplicar tintas ou vernizes, mas é difícil retirá-los. Por isso, os removedores de tintas e os diluentes incluem muitas vezes um arsenal de potentes (e potencialmente perigosas) substâncias químicas.

Removedores de tinta e os seus perigos

Na maioria, os removedores de tintas e vernizes são feitos com solventes que decompõem os ligantes, substâncias que fixam a tinta ao objeto pintado. Regra geral, quanto mais rápido for um solvente, tanto mais tóxico e inflamável será.

Ingerir solventes de tintas e vernizes ou apanhar salpicos nos olhos são graves ameaças para a saúde que requerem atenção médica imediata. Leia as instruções nos rótulos antes de começar a trabalhar, se houver um acidente, não terá tempo de o fazer. Use sempre equipamento de proteção, incluindo luvas impermeáveis. O contato direto pode queimar a pele. Inalar os vapores dos solventes em grande quantidade pode causar sonolência e náuseas, pondo-o em risco de afetar o sistema nervoso central, e também aumentar o risco de cancro. As pessoas com problemas respiratórios ou tensão arterial elevada são as mais vulneráveis.
Mantenha as crianças e os animais de estimação longe da área de trabalho.

Devagar é melhor

Os livros de reparações em casa recomendam muitas vezes que se compre o decapante de tinta com o maior conteúdo de cloreto de metileno. Mas este, sendo rápido e eficiente, é também um dos solventes mais tóxicos.

Existem no mercado vários decapantes à base de água que contêm muito menos vapores nocivos e materiais inflamáveis, mas demoram mais tempo a atuar. O decapante típico de cloreto de metileno retira a tinta e o verniz antigos no espaço de 15-20 minutos. As marcas mais seguras à base de água levam muitas vezes várias horas. Podem também dilatar ligeiramente o grão da madeira, por isso pode ser ainda necessário passar com lixa.

Muitas vezes, não é preciso um decapante. Com uma lixadeira elétrica ou uma pistola de calor e uma raspadeira, pode retirar-se a tinta antiga. Passe uma lixa fina antes de voltar a pintar. (As tintas antigas podem conter chumbo e devem ser retiradas por pessoal especializado).

removedores de tinta

Como retirar a tinta com segurança

Seja qual for o tipo de solvente que escolher, é importante tomar estas medidas de segurança:

  • Proteja os olhos com óculos de segurança e use mangas compridas.
  • Use luvas de borracha espessa resistente aos solventes.
  • Use uma máscara. Para os decapantes mais tóxicos, use um respirador de duas vias com filtros de carvão. Os filtros não orgânicos apenas repelem as partículas sólidas, não os vapores.
  • Abra todas as janelas e portas. Instale ventoinhas para dissipar os vapores. Melhor ainda, se for possível, leve para fora de casa os objetos a tratar.
  • Proteja as superfícies de trabalho com camadas espessas de jornais em vez de panos.
  • Não fume nem deixe ninguém fumar ao trabalhar com decapantes químicos.
  • Mantenha um balde de água perto, a fim de poder lavar rapidamente qualquer derrame acidental.
  • Limpe tudo bem. Para escovas e ferramentas, utilize aguarrás, lave a pele com sabão especial para retirar os compostos químicos (à venda nas drogarias). Contate os serviços municipalizados para saber como há-de deitar fora a tinta retirada.