Causas de Acidentes de Trabalho

Infelizmente hoje em dia existem muitas causas de acidentes de trabalho, e infelizmente a maioria delas pode encaixar-se num dos seguintes grupos de causas de acidentes de trabalho.

Falta de idoneidade dos locais e matérias deterioráveis

Quando um local resulta inadaptado às actividades que nele se realizam e para além se encontram presentes materiais deterioráveis, os riscos de acidentes são maiores.

Repetitividade

A repetição quotidiana e contínua dos mesmos gestos, durante meses ou anos de trabalho, não ajudam com toda a certeza a concentração, favorecendo o aborrecimento e a distração, que são frequentemente origem e causa de acidentes.

Cansaço

Ritmos demasiado intensos, um mau estado de saúde, a falta de sono, o consumo de medicamentos, um pequeno-almoço ou um almoço demasiado ligeiros são outro tanto causas de cansaço, que induzem a uma diminuição da atenção.

Normas de segurança não respeitadas

Por causa da necessidade de ganhar tempo, para respeitar um prazo ou, mais simplesmente, de um excesso de confiança em si próprio e no instrumento de trabalho, o facto de não respeitar as normas de segurança encontra-se muitas vezes entre as causas que determinam os acidentes.

Álcool

O alcoolismo e, em proporção mesmo se inferior, o tabagismo e o consumo de medicamentos encontram-se muitas vezes na origem de acidentes.