Como ajudar vítima de um acidente de carro
É sempre bom saber como ajudar um ferido antes de ter de o fazer. A pessoa pode até morrer se o acidente for grave. Este artigo vai ajudá-lo a saber como reagir perante um acidente e quais a medidas que deve tomar.
Ajudar vítima de um acidente – Dicas
- Não mova a vítima, esta é a regra de ouro.
- Não vá logo dirigir-se às pessoas de fora para relatar o acidente. Se não tem nenhum telefone ou não encontrou um nas redondezas tente acenar para outro carro que venha nas proximidades, se alguém chegar perto, peça ajuda e ligue para o número de emergência. Por vezes os pequenos espaços de espera podem ser cruciais para a vítima. Comunique o acidente para o número de emergência local da área (siga as orientações de primeiros socorros para todos os acidentes). Siga todas as indicações que o operador lhe disser para fazer. Se viu o acidente, pode ter informações que podem ser cruciais para o atendimento da vítima ou vítimas.
- Não acorde o paciente se ele estiver inconsciente. Em vez disso, aplique tratamento de choque. Deve sempre dar prioridade às vitimas inconscientes ou muito perto de inconsciência para garantir que as outras pessoas sejam atendidas primeiro (se for a única testemunha).
- Verifique o pulso da pessoa e garanta que ela esteja a respirar. Se vir, que a pessoa não está a respirar adequadamente, retire todas as pessoas próximas do local para que tenha mais espaço se suspeitar de uma lesão na coluna vertebral. Um dos dois métodos que existem para corrigir a falta de ar a uma vítima em que não suspeita que tenha lesão na coluna, é a”cabeça-pressão, elevação do queixo” (inclinando a cabeça para trás pelo queixo da vítima).
- Realize reanimação cardiorrespiratória se necessário e se está certificado(a) para isso. Muitas das vezes, com este passo pode salvar a vida da vítima.
- Estanque qualquer sangramento que possa existir. Amarre um pedaço de pano ou lenço sobre a ferida.
- Remova qualquer roupa perto do pescoço da vítima o suficiente, para que a circulação se mantenha estável. Tente não mover a vítima no pescoço e no peito, se houver um problema de respiração para paciente e transformar a vítima em um lado.
- Dirija-se até às equipas de emergência, assim que elas cheguem. Eles estão melhor treinados para lidar com a situação. Explique-lhes a situação.
- Fale com a vítima. Dê-lhe alguns pensamentos encorajadores para que ela não perca a fé, e espere que o pessoal de emergência responda à cena.
Comentários