Como escolher um desporto

Antes de escolher um desporto ou melhor, uma modalidade deve ponderar bem, pois para certos indivíduos, alguns desportos não são recomendados, enquanto outros podem ser particularmente benéficos. Ao decidir-se por uma modalidade, tenha em conta o seu nível de condição física, história de lesões e outros factores médicos.

  • Se for obeso, não opte por modalidades de grande impacte, como a corrida e a ginástica aeróbia. Estas modalidades sobrecarregam as articulações. Opte pela natação ou o ciclismo, modalidades que se complementam e proporcionam benefícios cardiovasculares.
  • Se o seu problema é a osteoporose, decida-se por actividades que o obrigam a suportar o seu próprio peso. Experimente a marcha, evoluindo pelo aumento de velocidade, a corrida, o ténis, o voleibol ou o golfe.
  • Se sofrer de artrite, mesmo o golfe, com o seu movimento e impacte, pode ser mau para as costas, cotovelos, punhos e joelhos.

Assim, tente a natação ou a ginástica aeróbia aquática. Os movimentos na água melhoram a mobilidade sem sobrecarregar as articulações. Se tiver dores nas costas, pescoço ou joelhos, aconselhe-se com um especialista, procurando saber se a natação e o ciclismo são aconselháveis para si. Ambos proporcionam um bom exercício sem impacto. Os movimentos de torção do golfe podem causar dores nas costas, mas se aprender a técnica correcta, pode não ter problemas.

Um dos melhores testes para a escolha do desporto está no site Sapo Saúde.