Escolher uma boa escola
Escolher uma boa escola pode ser um momento muito emocionante para o seu filho e para si mesmo. No entanto, pode ser bastante difícil selecionar uma, especialmente se for professor numa dessas escolas, tornando-se numa experiência muito agitada. Os pais e os filhos têm preocupações profundas, sobre encontrar um lugar, onde vão ser saudáveis, felizes e bem preparados para um futuro brilhante.
Escolher uma boa escola – Sugestões
- Pergunte ao seu redor, e aos seus amigos que já tiveram filhos numa boa escola. Assim, pode considerar matricular o seu filho na mesma escola. Veja os rankings das melhores escolas portuguesas, e verifique se alguma fica perto da sua localidade.
- Saiba, que os resultados dos testes, não são o único factor importante. Existem muitos fatores que influenciam os resultados, e nem todos, indicam verdadeiramente, a qualidade da experiência de aprendizagem global. As áreas mais ricas, têm pais que podem pagar a explicadores, sendo esta a causa, muitas das vezes, do sucesso nos testes e exames. Por isso, se encontrar uma escola numa zona mais pobre, repense.
- Visite o site da escola. Se a escola onde pensa matricular o seu filho ganhou prémios por excelência, acredite que vai encontrar.
- Certifique-se, se a escola tem uma diversidade de actividades extracurriculares, como atletismo, música, teatro, jornalismo, futebol.
- Encontre pais e filhos que estejam atualmente na escola e converse com eles sobre as suas experiências. Se estiver longe, pode pedir à escola referências. Se eles não lhe quiserem enviar, provavelmente, é um mau sinal.
- Informe-se sobre as visitas de estudo que a escola tem por hábito fazer e verifique se são do seu agrado.
- Peça para visitar as salas de aula e toda a infra estrutura. Confirme também a segurança, se as crianças têm uma adequada supervisão dos funcionários.
- As refeições também são importantes. Veja as ementas semanais e se correspondem a bons padrões de alimentação.
- Pergunte sobre as credenciais dos professores, experiência e taxa de rotatividade. Esses fatores não são necessariamente bons ou maus, mas podem ajudar na sua decisão. Não se esqueça, as credenciais nem sempre são importantes, muitos dos melhores professores de escolas privadas não as têm. Por vezes, ter experiência na gestão da sala de aula é mais importante do que a qualificação. Se a escola tiver uma alta taxa de rotatividade de professores raramente é uma coisa boa.
- Saber se existem acomodações para quaisquer necessidades especiais que o seu filho possa ter. A maioria dos lugares exige que as escolas tenham essas acomodações, mas nem todos estão dispostos. As crianças sobredotadas também podem exigir ensino especial.
- Confira as opções de transporte. Certifique-se, de que o transporte para a escola é seguro. Se o transporte até a escola for de autocarro, cuidado com as viagens, por vezes podem ser agitadas. Experimente fazer o percurso primeiro. Se for a pé ou de bicicleta, verifique se há boas medidas de segurança.
Depois de ter decidido em qual escola quer matricular o seu filho, veja quando estão abertas as inscrições para novos alunos nessa escola.
Comentários