Fazer o meu filho dormir sozinho

As crianças devem ser capazes de adormecer sozinhas. Ao desenvolverem a capacidade de acalmarem-se, os vossos filhos vão dominando os medos aos poucos e poucos. Este domínio e independência, irá generalizar para outros aspectos da sua vida, melhorando o seu sentimento de confiança e força e a maneira de como enfrenta o mundo.

Assim como o seu filho vai crescendo, a sua imaginação também, bem como a sua capacidade para a visualização de possíveis ameaças. Normalmente as crianças pensam sobre as coisas que as podem levar. Se o pensamento se desenvolve, (E se um ladrão entrou em casa? Será que me vai raptar?) esta imaginação pode resultar num aumento da consciência da sua própria vulnerabilidade, e o sono é quando ele não está sob vigilância. O sono é quando se sente vulnerável​​.  Talvez o problema comece depois de assistir a um filme de terror, ou talvez porque ouviu falar de um vizinho que lhe assaltaram a casa ou até mesmo de um sequestro relatado nas notícias.

Porque permitem os pais que os filhos durmam com eles?

Os pais normalmente respondem a essa pergunta com uma destas duas respostas, mas muitas vezes a realidade é uma combinação das duas.

  • Quero que o meu filho se sinta seguro. Eu, simplesmente não suporto a ideia, de o meu filho estar sozinho e a sentir tanto medo. Tenho receio, de que, se eu o obrigar a dormir sozinho quando ele ainda não está pronto, vou realmente magoá-lo emocionalmente ou psicologicamente. Afinal, dormirmos juntos é natural, não é? Talvez ele ainda não esteja pronto.
  • Quero que o meu filho durma sozinho, mas eu não sei o que posso fazer mais. Eu tento ser reconfortante, razoável e firme, mas ele fica tão triste e tão persistente. Eu fico impaciente, o que não nos leva a lugar nenhum. Eu acabo por ceder. Na maioria dos casos, este problema desenvolve-se, porque os pais não têm confiança na capacidade do seu filho se auto-acalmar, temem que o medo seja demasiado para a criança lidar, e por isso não estabelecem limites.

como fazer meu filho dormir sozinho.

Prepare o seu filho

Antes de iniciar qualquer novo plano em casa, é importante que o seu filho entenda o que está a acontecer e porquê. Para as crianças mais novas, pode sempre ler livros relativos a este tema, e começar por lhes explicar que ao dormirem nas suas camas vão-se tornando mais confiantes e que não existem razões para ter medo.

Para os adolescentes, explique que dormir sozinho é uma parte normal do crescimento, e embora pareça assustador, é importante para enfrentar esse medo aos poucos.

Transforme o quarto do seu filho em algo divertido

É importante fazer com que essa nova mudança seja fácil, quanto possível para o seu filho. Tente envolvê-lo a tornar o seu quarto mais atraente. Seja criativo, e incentive seu filho a decorar o quarto com coisas agradáveis ​​e divertidas (por exemplo: imagens, cartazes, abajures, sinos de vento, e / ou uma colcha da sua cor favorita!). Concentrar a atenção do seu filho sobre os aspectos positivos, irão reduzir a ansiedade quando ele começar a dormir sozinho.

Experimente tentar chamar a atenção do seu filho sobre os benefícios de dormir no seu próprio quarto, incluindo:

  1. Para as crianças mais pequenas, sendo um “menino grande” ou uma “menina grande”, é normal dormir sozinho.
  2. Chegar a dormir num quarto que é tudo ao gosto dele. Se o seu filho compartilha o quarto com um irmão, certifique-se que cada criança tem um espaço pessoal, que eles possam decorar.
  3. Crianças mais velhas e adolescentes podem olhar para a frente a futuras festas do pijama na casa de um amigo, acampar ou
    viagens com a escola.

Estabeleça rotinas

Como pai, provavelmente já tem uma rotina na hora de dormir do seu filho, o que pode envolver a leitura de histórias e beijos de boa noite. Toda essa rotina deve ocorrer no quarto dele. Mesmo que a criança não esteja pronta para dormir sozinha de imediato, será mais fácil se ela usar o seu próprio quarto, para se ir habituando.