Fazer o meu filho parar de morder
Está a desfrutar de uma tarde ensolarada no parque, quando de repente vê que o seu filho está com os dentes embutidos no braço de um companheiro. Horrorizada, apressa-se para disciplinar seu “vampiro” – mas qual é a melhor maneira de lidar com a situação?
Morder é uma parte normal do desenvolvimento infantil. As crianças pequenas mordem por muitas razões diferentes. Muitas crianças entre 1 e 3 anos passam por uma fase de morder, que eventualmente superam. Ainda assim, morder é algo que tem de desencorajar. Felizmente, existem maneiras de dissuadir o seu pequeno vampirinho de afundar os seus dentes em tudo o que anda e fala.
Porque mordem as crianças?
- As crianças mordem por uma série de razões, e a maioria delas não são intencionalmente maliciosas. Quando os bebés mordem, normalmente é porque eles estão na dentição. Só estão a fazer isso para aliviar a dor das suas gengivas inchadas e sensíveis.
- Elas estão a explorar o mundo. As crianças muito jovens usam as suas bocas para explorar, assim como muitas usam as mãos. As crianças desta idade ainda não são capazes de prevenir-se de morder o objeto do seu interesse.
- Elas estão à procura de uma reação. Parte da exploração é a curiosidade. O acto de morder, é uma experiência que serve para ver a reação a esta acção. Eles vão morder um amigo ou irmão para ouvir a exclamação surpresa, não entendende o quanto doloroso a experiência é, para essa pessoa.
- Estão a chamar a atenção. Em crianças mais velhas, morder é apenas um dos vários maus comportamentos usados para chamar a atenção. Quando uma criança se sente ignorada, a disciplina é, pelo menos, uma forma de ser notado – mesmo que a atenção seja negativa em vez de positiva.
- São frustrados. Morder, assim como bater, é a maneira de algumas crianças se afirmarem, quando ainda são jovens demais para expressar os sentimentos de forma eficaz através de palavras. Para o seu filho, morder é uma maneira de voltar a um brinquedo favorito, dizer-lhe que ele é infeliz, ou deixar que a outra criança saiba que ele quer ser deixado sozinho.
Como fazer o seu filho parar de morder
- Pratique a prevenção para que o seu filho seja menos propenso a morder.
- Se o seu bebé está na dentição, certifique-se de ter sempre um anel de dentição ou um pano na mão para que seja menos propenso a afundar os dentes no braço de alguém.
- Evite situações em que o seu filho possa ficar irritado o suficiente para morder. Certifique-se de que todas as necessidades da criança – incluindo alimentação e hora da sesta – são tomadas antes de sair de casa. Trazer um lanche para acalmar o seu filho, se ele ficar irritado por estar com fome.
- Assim que seu filho tenha idade suficiente, incentive o uso de palavras (“Estou com raiva de ti” ou “Esse é o meu brinquedo”) em vez de morder. Outras formas de expressar a frustração ou a raiva incluem, abraçando um peluche ou dar socos a uma almofada. Às vezes, encurtando as atividades ou fazendo pausas pode ajudar a evitar a frustração crescente, que pode levar a maus comportamentos.
- Dê ao seu filho o suficiente do seu tempo ao longo do dia (por exemplo, ler ou jogar em conjunto), para que ele não morda apenas para chamar a atenção. Atenção extra, é especialmente importante quando o seu filho está a passar por uma grande mudança de vida, como um movimento ou acolher um irmão bebé. Se o seu filho está propenso a morder, mantenha o olho em qualquer brincadeira e intervenha quando uma luta pareça ser séria.
Comentários