Fazer o meu filho comer
Chega a uma altura em que se torna complicado fazer o seu filho comer de tudo, especialmente os vegetais. Ele passa o tempo todo a reclamar sobre a comida e só pensa em doces ou brincadeira. Normalmente, as mães enganam os filhos, para que eles comam os legumes e outros alimentos saudáveis. Vai-se tornando numa tarefa cada vez mais difícil. Se for integrando desde cedo e aos poucos, os variados legumes na alimentação do seu filho, fica mais fácil. Mas não se esqueça, tem de ser muito persistente. Preparámos algumas dicas de como fazer o seu filho comer, vão ser bastante úteis.
Como fazer o meu filho comer – Guia
- Faça um cronograma: As crianças precisam de comer a cada três ou quatro horas: três refeições, dois lanches e muitos líquidos. Se planear estas refeições, a dieta do seu filho vai ser muito mais equilibrada e ele vai ser menos irritadiço, porque não vai estar com fome. Quando está com o seu filho, experimente ter sempre no carro, uma lancheira com cenouras, iogurte e água, de maneira que não tenha de recorrer às pastelarias ou restaurantes.
- Planear o jantar: Se pensar num cardápio semanal é muito difícil, comece com dois ou três dias de cada vez. Um bom jantar, não tem que ser extravagante, mas deve ser equilibrado: pão integral, arroz ou massa, uma fruta ou um vegetal, e uma fonte de proteína, como carne magra, queijo ou feijão. Uma dica que pode fazer é, sopa ou um prato simples e congelar, quando precisar é só aquecer e adicionar o pão integral, e cortar maçã ou melão para uma tigela, para acompanhar na refeição.
- Não faça vários pratos: Não se torne numa cozinheira de refeições rápidas. Fazer dois jantares – um que as crianças gostem e outro para os adultos – é sempre uma má opção. Além de ser cansativo, não é educativo. Prepare uma refeição para toda a gente e sirva em estilo familiar, as crianças podem escolher o que querem à mesma. Muitas vezes, os filhos imitam o comportamento dos pais, por isso, eles vão comer a maioria dos alimentos que estão na mesa.
- Evite comentários: Por mais difícil, que isso possa ser, tente não comentar sobre o quê ou quanto o seu filho está a comer. Seja o mais neutro possível. Lembre-se, que o trabalho como educador já está feito, quando lhe deu a comer pratos saudáveis, os seus filhos são responsáveis por comê-los. Ao estar sempre a dizer para ele comer os legumes até ao fim, só vai fazer com que ele resista.
- Introduza novos alimentos gradualmente: Deve introduzir novos alimentos devagar. As crianças normalmente, têm fobia com coisas novas vindas da natureza. Diga aos seus filhos, que as papilas gustativas, por vezes, têm de se acostumar a um sabor. Uma das coisas que também funciona com as crianças, é dizer-lhe que o personagem favorito dele ou até mesmo o ídolo, come legumes o tempo todo, vai ver que resulta.
- Os legumes e os molhos: Se o seu filho não come legumes, experimente dar-lhos com molhos. Uma cenoura cortada, de forma fina, com molho ranch para salada, molho salsa ou molho à base de iogurte, fica delicioso.
- Faça um bom pequeno-almoço: A maioria das famílias não come muita fibra numa alimentação diária, e o pequeno-almoço é o melhor lugar para o fazer. Olhe para os cereais ricos em fibras, é uma solução rápida. Pode também optar por fazer panquecas ou waffles e experimente cobrir com compota de maçã e canela.
- Soja: Mesmo que os seus filhos não tenham alergias ao leite, a bebida de soja é uma excelente fonte de fitonutrientes saudáveis. Para que o seu filho não note que está a usar leite de soja, tente camuflar em receitas que levem leite, e substitua.
- Ajuste a sua atitude: Perceba que o que o seu filho come ao longo do tempo é que importa. Comer pipocas no cinema ou comer um gelado são alguns dos verdadeiros prazeres da vida. Deve sempre equilibrar essas escolhas alimentares inteligentes e a atividade física, e o seu filho vai ficar bem.
Comentários