Como funciona o ABS dos travões
Quando o sistema ABS (antilock brake system), ou sistema de travões antibloqueantes introduzido nos anos 80, foi considerado como um importante factor de segurança para evitar acidentes devido a pavimentos escorregadios ou molhados. Actualmente, este sistema constitui equipamento de série na maioria dos veículos.
Quando os travões com sistema ABS são mais necessários — em paragens de emergência —, muitos condutores não sabem utilizá-los correctamente.
O sistema ABS
O sistema ABS actua quando os sensores de cada uma das rodas detectam que a roda bloqueou — isto quando aplicamos uma pressão firme e continuada ao pedal do travão. Se o seu carro possuir ABS, não deve bombear o travão para parar num curto espaço — é mesmo uma acção perigosa porque desactiva a própria tecnologia de segurança. Contrariamente aos sistemas de travagem normais, os antibloqueantes não permitem o bloqueio das rodas, evitando derrapagens descontroladas quando os pressionamos. Isto porque o sistema reduz a pressão nos travões, actuando logo de seguida automaticamente (até 15 vezes por segundo) até as rodas girarem o mínimo possível para garantir a aderência à estrada. Logo, este sistema permite mudar de direcção enquanto se trava a fundo, de modo a parar mais rapidamente.
Embora funcionem nas pistas de testes, os travões antibloqueantes têm produzido resultados mistos em estrada. Estudos concluíram que este sistema de travões não diminui significativamente as colisões. Mais alarmantes ainda são as conclusões de outros dois trabalhos, segundo as quais os carros com ABS têm maior probabilidade de se envolver em choques fatais de um só veículo. Estudos dos fabricantes de automóveis, por outro lado, demonstram que o ABS reduziu em 19% os acidentes em piso molhado e que evitou os acidentes não-fatais, mas não os fatais.
Alguns especialistas atribuem estas inconsistências aos condutores. Quando o ABS atua, o condutor pode ouvir ruídos ou sentir vibrações no pedal do travão (ambos fenómenos normais) e por isso abrandar a travagem, desactivando o sistema. Outros poderão sentir-se seguros em excesso com os travões com ABS por pensarem que podem parar sem problemas em quaisquer circunstâncias.
Apesar das suas vantagens em segurança, os travões antibloqueantes não lhe permitem conduzir com maior agressividade nem curvar mais depressa. Tão pouco permitem encurtar a distância recomendável entre o seu carro e o que o precede.
Veja também como usar bem a gasolina.
Comentários