Como funciona o 112
A organização do 112 é competência das regiões, que devem instituir em cada província uma central operativa situada num grande hospital. A central operativa é coordenada por um médico (normalmente um especialista em anestesia e reanimação) e dispõe de uma equipe multiprofissional que inclui motoristas, médicos e enfermeiros especializados nas técnicas de primeiros socorros em serviço 24 horas por dia.
A central operativa é dotada de uma central telefónica e de uma central rádio que permitem o contacto com os principais hospitais da área de referência e com outros serviços que intervêm em caso de emergência: polícia, bombeiros, vigilância urbana e protecção civil.
A central tem à sua disposição ambulâncias equipadas com todos os tipos de aparelhos necessários para efectuar prestações médicas de urgência e para efectuar a monitorização das funções vitais do indivíduo transportado. Existe também a possibilidade de activar um serviço de socorro através de helicópteros.
Qualquer pessoa pode telefonar para o 112 e pôr-se imediatamente em contacto com um operador especializado, que recolhe as informações necessárias, efectua uma primeira avaliação sobre os motivos da chamada e sobre a existência de efectivas urgências, encaminha, se é o caso disso, quem telefonou aos outros serviços e informa o médico responsável, ao qual cabe a decisão acerca da necessidade de intervir.
Em caso de efectiva emergência, uma ambulância com a bordo pessoal de enfermagem e um médico de reanimação é enviada ao local de onde partiu a chamada. A central operativa entretanto contacta os hospitais da zona que podem fornecer as prestações necessárias no caso em questão, verificando a sua disponibilidade para receber e avisando-os previamente de maneira a evitar esperas e filas inúteis.
O 112 é um serviço para a recolha centralizada dos pedidos de intervenção ligadas a problemas médicos urgentes. Não é um serviço de urgência de um hospital, nem uma estrutura à qual nos podemos dirigir pessoalmente. Com o 112 pode entrar-se em contato só telefonicamente.
Comentários