Como usar o cinto de segurança corretamente

O modo como se usa o cinto de segurança pode influenciar a sua eficácia. Quando passa o cinto pela cintura, este deve ficar o mais baixo possível. Num acidente a 50 km/h, o cinto segura-o com uma força que pode atingir 20 vezes o peso do seu corpo. A uma velocidade mais elevada, maior será essa força, pelo que não é de admirar que o seu abdómen e órgãos possam ser afecta­dos. Usar o cinto baixo, na zona das ancas, que é mais resistente, pode impedir lesões internas.

Se a fita do ombro lhe for incómoda, não a passe por debaixo do braço. A fita irá passar sobre o abdómen, diafragma e pulmões, que te­rão uma maior probabilidade de ficarem lesio­nados com o impacte de um acidente do que a clavícula e o esterno. Muitos modelos mais re­centes de automóveis têm regulação para a altura da fita dos ombros, o que elimina o pro­blema.

Usar o cinto de segurança estando grávida

Se estiver grávida, tem de usar um cinto de se­gurança. Um cinto de três pontos de fixação é o mais seguro para a mãe e o feto, mesmo duran­te um acidente. Passe a fita do ombro entre os seios e a da cintura por baixo do abdómen o mais baixo possível.

Algumas companhias aéreas aconselham os passageiros a manterem os cintos de segurança colocados durante todo o voo. Segundo afirmam, os passageiros que mantêm o cinto posto podem evitar ferimentos causados pelos saltos bruscos durante turbulências inesperadas, enquanto os passageiros sem cinto podem ser projetados dos assentos e sofrerem ferimentos. O melhor é mesmo manter o cinto apertado na zona das ancas sempre que estiver sentado.

Os air bags não são um substituto para os cintos de segurança. Estes protegem-nos de todo o tipo de colisões, enquanto a maior parte dos air bags só se abre durante um impacte de frente.

Mesmo então, as protecções da cintura e ombro podem manter os passageiros fora da zona de actuação dos air bags, protegendo-os das graves lesões que estes podem causar.