Comprar Colchão
Atualmente, existe uma grande gama de colchões. O mais vulgar é o de molas interiores, com uma sobreposição de camadas de estofo. Disponível com diversos graus de firmeza, ajusta-se facilmente às preferências de cada um. No entanto, um colchão de espuma densa também lhe suporta as costas, se o achar mais confortável do que o de molas.
Outras hipóteses, mais sofisticadas, são o colchão de ar, o de água e as camas ajustáveis. O colchão de ar possui câmaras independentes que enchemos a gosto. Os actuais colchões de água compartimentados são no entanto mais estáveis que as anteriores versões. A sensação de imponderabilidade que estes colchões proporcionam é terapêutica em casos de artrite ou dores nas costas. Algumas pessoas, porém, têm dificuldade em subir ou descer deles. Nestes casos, os tipos de cama ajustável, nomeadamente com secções para o tronco e para as pernas — que podem ser descidas ou subidas, facilitam a sua utilização. Estas camas são também recomendadas para pessoas com problemas respiratórios.
Comprar um colchão
Os especialistas aconselham a que se compre um colchão novo todos os 10 anos. Ao comprar, tenha em atenção o seguinte:
- Apalpar o colchão não é suficiente.
- Deite-se nele para verificar se consegue virar-se facilmente.
- Assegure-se de que o colchão lhe oferece um, apoio firme para a coluna, a possibilidade de se movimentar e lhe permite ainda deitar-se de lado sem ficar afundado.
- Ao comprar um colchão de molas, pergunte o número de molas com que é feito.
- Geralmente, quanto mais molas, mais firme é o colchão e maior será a sua duração.
- Um colchão de molas para proporcionar melhor apoio deve ser ligeiramente mais alto no meio.
- Se usar uma base, o ideal é comprar também uma nova quando comprar o colchão; caso contrário, encurtará a vida do seu novo colchão.
Muitos colchões e almofadas possuem fibras ou enchimentos que libertam odores potencialmente irritantes. Isto pode significar para pessoas sensíveis cefaleias, náuseas ou outras reações alérgicas. Os lençóis que não se engomam são tratados com um acabamento de formaldeído que pode causar insónias, tosse ou erupções cutâneas. Para evitar estes problemas, prefira os materiais naturais. Lave as capas do colchão ou proteja-as devidamente. As roupas da cama devem ser lavadas antes de as usar. Os colchões e almofadas contêm alérgenos — principalmente ácaros, capazes de infestar um colchão novo em apenas quatro meses. Se sofre de alergias, envolva o colchão com uma capa estanque ao ar ou à prova de alérgenos e use almofadas de fibras sintéticas em vez de penas ou algodão, substituindo-as de dois em dois anos.
Comentários