Cuidados com Materiais de Desenho

A verdade é que ainda hoje os ma­teriais para as artes e oficios, desde os mar­cadores às colas, podem ameaçar-nos a saúde e a segurança, em especial quando incorrecta­mente utilizados. Felizmente, graças em parte à legislação oficial, os rótulos dos materiais para fins artísticos são obrigados a avisar dos peri­gos, identificar os ingredientes perigosos e dar instruções para utilização correcta dos produ­tos.

Leia o rótulo

Inúmeros materiais para artes, oficios e hobbies contêm substâncias tóxicas ou inflamáveis. O rol dos artigos potencialmente perigosos inclui sol­ventes de tintas, aerossóis, soldas, soluções usadas em gravura ou revelação de fotografias, tintas de óleo com cádmio ou chumbo e a maioria das ar­gilas secas. Mas, em geral, estes produtos só cau­sam problemas quando usados incorrectamente, pelo que deve seguir as instruções do rótulo.

De que modo podem os materiais de arte fa­zer-nos mal? As toxinas penetram no organismo através da pele, do aparelho digestivo ou dos pulmões quando inalamos fumos, poeiras ou fi­bras. Uma reacção aguda, ou imediata, pode provocar náuseas, tonturas, cefaleia, fadiga, tosse ou mesmo a morte. Os produtos utilizados na revelação de fotografias podem decompor-se e libertar dióxido de enxofre, que danifica o tecido dos pulmões e origina asma grave. Muitas vezes, porém, os efeitos nocivos apenas ocorrem meses ou mesmo anos depois de uma exposição continuada. Entre os problemas associados aos materiais de arte, contam-se erupções cutâneas, queimaduras, envenenamento por chumbo ou monóxido de carbono, silicose, doenças respira­tórias, cancro e lesões no coração, figado, rins, sistema nervoso e sistema reprodutor. As crian­ças, com a sua tendência para meterem coisas na boca e que metabolizam as toxinas mais rapida­mente que os adultos, são especialmente vulne­ráveis. Outras pessoas de maior risco são os ido­sos, as mulheres grávidas ou que amamentam, as pessoas com alergias ou dificuldades respirató­rias e as que fumam e bebem bastante.

Colas não-tóxicas

Se trabalha com crianças pequenas, use exclusi­vamente materiais não-tóxicos ou o menos tó­xicos que conseguir encontrar — tintas e marcadores à base de água, e não de solventes, barro preparado e tinturas ou velaturas pré–misturadas, de preferência aos preparados em pó. Evite colas à base de solventes — prefira co­la branca, cola em sticks ou fita gomada de du­pla face. Lembre-se de que mesmo os produtos com a indicação «não-tóxico» podem trazer problemas de saúde a longo prazo se usados in­correctamente. Se possível, trabalhe numa zona afastada da zona de dormir e de lazer. Mesmo assim, guarde os materiais fora do alcance das crianças e nunca armazene produtos tóxicos em garrafas de sumos ou noutros recipientes em que alguém os possa beber por inadvertência.

Artista, mas com cuidado

Mantenha os materiais de arte longe de alimen­tos, bebidas ou cigarros. Sempre que possível, trabalhe no exterior, de modo que o vento afaste de si fumos e vapores. Se trabalhar dentro de casa, areje bem a divisão. Sempre que necessário, use equipamento protector, como máscara de protecção, óculos e luvas.