Cuidados a ter com pilhas e baterias
Hoje em dia usam-se pilhas e baterias para tudo: lanterna, comandos da televisão, relógios, telemóveis. Juntando-lhes as baterias dos automóveis, é fácil ver como os metais tóxicos contidos nestas «caixas» de energia representam uma ameaça para o ambiente e a saúde.
As pilhas e as baterias contêm ácidos corrosivos. Se sobreaquecem ou se rompem, podem provocar uma queimadura química. Para o evitar; nunca use ao mesmo tempo pilhas velhas e novas (o que esforça demasiado as velhas), nem pilhas alcalinas com pilhas de carvão e zinco. Antes de recarregar uma bateria recém usada, deixe-a arrefecer até à temperatura ambiente e use sempre o carregador adequado.
Todos os anos, muitas crianças e alguns adultos engolem pilhas de botão. A pilha passa bem através do corpo, mas pode causar queimaduras internas se ficar alojada no intestino. Pode ainda ficar presa na garganta ou narina da criança. Guarde as pilhas longe do alcance das crianças.
Uma bateria de automóvel tem grande quantidade de chumbo e de ácido sulfúrico e tem tendência a verter. Hoje, é obrigatório reciclar as baterias, por isso leve as usadas a uma oficina de automóveis. As que não são recicladas vão aumentar a quantidade de chumbo das lixeiras.
As pilhas secas, mais pequenas, contêm metais tóxicos, como o mercúrio, o chumbo e o cádmio. Calcula-se que as pilhas usadas sejam responsáveis por até 35% do mercúrio e mais de um terço do cádmio — carcinógeno comprovado — existente nas lixeiras.
Quando as pilhas abandonadas se corroem e degradam, os seus componentes atingem as águas subterrâneas. A exposição a estes metais tóxicos tem sido associada a defeitos congénitos e lesões dos rins, fígado e cérebro. No entanto, a situação melhorou. O uso de mercúrio, por exemplo, baixou 82% entre 1992 e 1995, em grande parte devido à introdução das pilhas alcalinas «sem mercúrio acrescentado».
Não deixe, no entanto, de seguir estes conselhos:
Deite fora as pilhas usadas nos centros de recolha aconselhados ou nos ecopontos.
- Prefira pilhas recarregáveis, que substituem dezenas das descartáveis.
- Tenha cuidado ao mudar a bateria do auto-móvel ou ao carregá-la com outra bateria e nunca a curto-circuite, pois pode gerar gases explosivos.
- Nunca queime pilhas, pois podem libertar os metais tóxicos ou explodir.
Comentários