Agentes de Poluição

Os principais agentes de poluição são responsáveis por tornarem as nossas vidas mais cinzentas, sobretudo as mais citadinas. No entanto, a poluição deve-se totalmente à acção desregrada do ser humano no planeta.

Eis a lista com todos os agentes de poluição.

Dióxido de carbono

Origina-se nos processos de combustão da produção de energia, da indústria e da calefacção doméstica. A acumulação deste gás pode aumentar a temperatura da superfície terrestre e ocasionar desastres ecológicos.

Monóxido de carbono

É originado pelas combustões incompletas dos veículos a motor, das refinarias e siderurgias. Este
carbono gás é altamente nocivo e afecta a estratosfera.

Dióxido de enxofre

É proveniente dos fumos das fábricas, das centrais eléctricas, do combustível de uso doméstico e dos automóveis. Afecta o aparelho respiratório, corrói as árvores e os edifícios.

Óxidos de azoto

Produzem-se através dos motores de combustão interna, dos fornos, das incineradoras, dos aviões, do uso dos fertilizantes químicos, dos incêndios ou das instalações industriais. Formam a poluição das grandes cidades e originam infecções respiratórias.

Fosfatos

Provêm dos detergentes e dos fertilizantes químicos usados em excesso. Constituem a poluição dos lagos e dos rios.

Mercúrio

É produzido pelas centrais de energia eléctrica, pela utilização de combustíveis fósseis, na fabricação de tintas ou de pasta de papel e na exploração de minas. É um grave agente poluidor dos alimentos oriundos do mar e é um veneno cuja acumulação afecta o sistema nervoso.

Chumbo

Provém de uma matéria antidetonante do petróleo, das fundições deste metal, da indústria química e dos pesticidas. É um tóxico que afecta as enzimas e altera o metabolismo celular, acumulando-se nos sedimentos marinhos e na água potável.

Petróleo

Esta poluição é causada pela extracção junto às costas, pelos acidentes do transporte em petroleiros e da evacuação durante o transporte. Destrói o ambiente, a vegetação, as aves marinhas e as praias.

Pesticidas

Os pesticidas são utilizados na agricultura e, ao serem carregados pelas águas, provocam a morte dos peixes contaminando o seu alimento. São bastantes tóxicos para os crustáceos e podem provocar o cancro no Homem, ao contaminarem a sua alimentação.

Radiação

Origina-se essencialmente na produção de energia atómica, na sua utilização em armas nucleares e em navios a propulsão nuclear. Tem grande importância no emprego da medicina, mas pode também originar tumores malignos e deformações genéticas.

Como sabemos, a tecnologia também veio contribuir bastante nos últimos anos.