Porque a cebola faz chorar

Se está a ler este artigo provavelmente sabe o que é cortar algumas cebolas. Porque a cebola faz chorar é uma questão pertinente, parece que nos aconteceu uma tragédia e não podemos parar de chorar. Um amigo um dia disse-me na brincadeira que eu choro porque me apego demais (emocionalmente) á cebola quando a estou a cortar. Mas todos sabemos que essa não é a resposta á pergunta que paira nas nossas cabeças quando cortamos cebola.

Bem a resposta a esta pergunta passa pelo facto de que ao cortarmos cebola estamos a produzir um tipo de gás chamado Sulfóxido de Tiopropanal. Este gás não existe antes de partirmos as células da cebola quando as cortamos, libertando assim um grupo de enzinas chamadas alinases que quando entram em contacto umas com as outras dentro da cebola formam o gás do choro.

Quando este gás entra em contacto com os nossos olhos, forma-se um ácido fraco que causa o ardor nos nossos olhos. Para se proteger contra o ácido o nosso cérebro dá a ordem as córneas para produzir lágrimas, normalmente com o objetivo de limpar, contudo apenas torna o problema maior porque em vez de se livrar do ácido, causa mais.

Porque a cebola faz chorar

Ao saber isto chegamos à conclusão que não há como não chorar ao cortar cebola, pois todas as cebolas libertam Sulfóxido de Tiopropanal quando começam a ser cortadas, talvez seja o seu “mecanismo de defesa”, não sabemos, apenas sabemos que devemos proteger-nos para não chorar.

Para evitar chorar sempre que tem de fazer uma saladinha, pode usar um dos seguintes truques: por exemplo, cortar a cebola debaixo de água para que em ver de entrar em contacto com os seus olhos o Sulfóxido de Tiopropanal entre em contacto com a água; Usar óculos de mergulho ou um ventilador também pode ser uma solução;

Se não quiser usar óculos de mergulho da próxima vez que tiver de fazer uma saladinha, opte por cortar a cebola debaixo de água, o que vai fazer a água reagir com os gases e evitar as lágrimas.