Melhores maneiras de desentupir canos

Se um dia estiver a tomar banho de chuveiro e sem mais nem menos temos a água pelos tornozelos. O que será que aconteceu? O cano está entupido com resíduos de sabão, cabelos e inúmeras outras coisas que se vão acumulando nos canos. Antes de ir buscar um desentupidor químico, leia o que se segue. Existem soluções menos tóxicas, a começar desde logo pela prevenção.

Dicas para desentupir canos

A maioria dos produtos de limpeza de canos à venda no mercado contém um ingrediente corrosivo, como lixívia ou ácido sulfúrico, que literalmente queima a causa do entupimento. Estes produtos contam-se entre os mais perigosos de todos os produtos domésticos e devem ser manuseados com extrema cautela. Se precisar de os utilizar, use luvas de borracha, óculos de protecção e mangas compridas e assegure-se de que o compartimento está bem ventilado.

Se o produto entrar em contacto com a sua pele ou os olhos, lave a zona afectada em água corrente durante pelo menos 15 minutos. Não use nunca um desentupidor químico se o cano estiver totalmente entupido, pois se, por acaso, não actuar, o produto ficará retido na água parada e pode danificar os canos.

Guarde os produtos químicos fora do alcance das crianças, de preferência num armário fechado. A ingestão de um destes produtos provoca queimaduras internas graves. Entre os sintomas, contam-se dor intensa na boca, garganta e abdómen; dificuldades respiratórias devido a tumefacção da garganta e diarreia. Se suspeitar de envenenamento acidental, faça a vítima beber leite ou água e contacte de imediato um centro de aconselhamento contra venenos. Não induza vómitos para não agravar as queimaduras.

Produtos mais seguros

Evite o perigo dos desentupidores químicos usando um destes métodos mais seguros:

  • Desentupidor de borracha. Bombear com o desentupidor força a obstrução para baixo e para cima até soltar-se. Não use este desentupidor depois de um produto químico, pois os salpicos podem provocar queimaduras.
  • Mistura caseira. Misture 1 chávena de bicarbonato de sódio com 1 chávena de vinagre e junte sal grosso para aumentar o poder abrasivo. Deite no cano, tape e espere 15 minutos. Depois, deite por cima 21 de água a ferver.
  • Bicha de canalizador. Alugue ou compre estes cabos flexíveis de metal, que, em regra, cortam qualquer obstrução.
  • Produtos à base de enzimas. Estes produtos contêm bactérias inofensivas que «comem» sabão, gorduras, cabelos e outras matérias orgânicas. (Não actuam em águas paradas; utilize-os apenas se houver algum escoamento.) Podem ser necessárias várias aplicações.
  • Produtos menos cáusticos. Deite de chávena de água oxigenada a 3%. Proteja os olhos.