Encarregado de Educação

Essencialmente, ser encarregado de educação é participar ativamente na vida escolar do aluno. Para cumprir tal função, o encarregado de educação do aluno do ensino básico e secundário deve ter em vista o sucesso escolar do seu educando.

Deveres do Encarregado de Educação

Promover e orientar o desenvolvimento físico, psicológico, intelectual e moral dos educandos;

Fazer a ponte entre a educação na família e a formação na escola, comparecendo na escola sempre que seja solicitada a sua presença ou sempre que seja necessário.

Deve explicar ao seu educando que, enquanto aluno, é detentor de direitos e deveres e deve também ajudá-lo a exercer e beneficiar efetivamente desses mesmos direitos, não perdendo de vista que também é necessário cumprir os deveres que lhe dizem respeito.

O Encarregado de Educação deve contribuir para a criação e implementação do projeto educativo e do regulamento interno da escola.

Manter a cooperação e a comunicação com os professores, envolvendo-se no processo de aprendizagem do aluno, respeitando e fazendo respeitar a figura de autoridade que representam dentro da sala de aula. Forneça os seus contactos atuais à escola e informe sempre que haja alguma alteração. Deve ser de forma atenta também todos os seus testes e exames nacionais.

Apurar os factos em processos disciplinares instaurados ao seu educando. No caso de ser aplicada alguma medida correctiva ou sancionatória, o encarregado de educação deve reforçar a formação cívica do sei educando, corrigir comportamentos e contribuir para o desenvolvimento de uma personalidade saudável.

O Encarregado de Educação tem o dever de preservar a segurança e a integridade física, psicológica e emocional do seu educando e de toda a comunidade escolar. Se se der o caso de o seu educando ter causado danos patrimoniais à escola, deve indemnizá-la como medida compensatória pelos atos do aluno em questão.