Isolamentos térmicos para casas
Uma casa bem isolada poupa nos custos do aquecimento no Inverno e do ar condicionado no Verão. De fato, os isolamentos térmicos para casas novos, geralmente fica pago dentro de três a cinco anos. Mas alguns materiais de isolamento podem representar um risco para a saúde, especialmente se forem incorrectamente instalados ou manuseados.
Tipos de isolamentos térmicos para casas
A fibra, ou lã, de vidro é um dos materiais isolantes mais utilizados: é económica, fácil de instalar e resiste ao fogo e à humidade. Material solto de isolamento, feito de fibra de vidro, celulose (papel reciclado), lã mineral (ou lã de rocha) ou fibra de algodão é muitas vezes metido em áreas onde falta o isolamento. O isolamento com espuma, que tem de ser instalado por profissionais, é injectado de um contentor pressurizado para as cavidades da parede. Placas rígidas de aglomerado de cortiça natural de fibra de vidro comprimida, poliestireno ou poliuretano (que emite gás cianídrico quando inflama-do) são utilizadas para isolar paredes exteriores, tectos e soalhos.
Os males do isolamento
As fibras de vidro, quando tocadas ou inaladas, podem causar reacções adversas, como irritação da pele e dos olhos, nariz entupido e garganta arranhada. Embora ainda haja algumas dúvidas quanto aos seus potenciais efeitos na saúde, é improvável que a fibra de vidro (e outras fibras vítreas artificiais) represente um risco significativo para a população em geral.
A celulose é popular e barata, mas tem várias desvantagens: é tratada com um retardador de fogo, como o ácido bórico; pode ser afectada pela humidade, insectos e roedores, e tende a compactar-se. Algumas pessoas podem ser sensíveis ao ácido bórico ou aos pigmentos e outros produtos químicos contidos na celulose.
O amianto, largamente utilizado no isolamento das canalizações de água, fornos e caldeiras antes de 1980, pode provocar doenças respiratórias ou cancro do pulmão se as suas fibras forem inaladas. A espuma de ureia-formaldeído, popular nos anos 70, se for incorretamente instalada, pode emitir gás formaldeído, que provoca irritação nos olhos e pulmões, dores de cabeça e tonturas em alguns indivíduos. Ambos os materiais já não são utilizados.
Estratégias inteligentes
- Ao decidir do isolamento a usar em sua casa, informe-se sobre as alternativas mais apropriadas com especialistas. Desde os aglomerados de cortiça às espumas poliméricas, das lãs de rocha à fibra de vidro, encontrará certamente uma boa solução, tanto do ponto de vista económico como do da segurança.
- Use uma máscara antipoeira que filtre as partículas se decidir instalar qualquer tipo de isolamento. Ao manusear a fibra de vidro, use também roupas que cubram todo o corpo, luvas e óculos de proteção.
Comentários