Lentes de Contato – Cuidados e Limpeza
As lentes de contacto são uma bênção para quem não gosta de usar óculos ou pratica desporto. Não se embaciam nem distorcem a visão periférica e, além disso, hoje fazem-se lentes que corrigem quase todas as situações. Mas as lentes de contacto podem causar lesões se não se tomarem alguns cuidados. As que implicam maior risco são as de uso permanente, que exigem pouca manutenção porque podem usar-se sete dias seguidos, dia e noite. Muitos médicos desaconselham estas lentes porque, quanto menos se limpa uma lente, maior é o risco de inflamação e infecção. Além disso, usar lentes de contacto durante o sono é um perigo potencial, uma vez que os olhos ficam privados de oxigénio. De facto, as lentes de uso permanente têm uma probabilidade até 10 vezes maior de causar úlceras da córnea do que outros tipos de lentes de contacto.
As lentes de uso diário, que se retiram e limpam à noite, são muito mais seguras. Existem ainda as lentes diárias descartáveis, que se usam uma vez e se deitam fora, nunca chegando a acumular depósitos de proteínas que possam irritar os olhos. Mas o preço é ligeiramente superior às lentes de maior duração.
Há também as lentes rígidas permeáveis aos gases (RPG), que duram mais, proporcionam uma visão mais nítida e corrigem mais problemas da visão (incluindo o astigmatismo grave) que as lentes hidrófilas (moles), podendo mesmo retardar o avanço da miopia. Por outro lado, exigem maior período de adaptação por-que são mais espessas do que as lentes moles.
Ê essencial uma adaptação correcta das lentes de contacto, o que pode significar experimentar várias marcas até encontrar a que melhor se adapte ao seu caso. Evite as lojas de preços especiais, que muitas vezes vendem lentes de qualidade inferior e raramente proporcionam boa assistência pós-venda. Informe-se também sobre lentes de contacto com protecção ultravioleta (UV), que neutralizam e absorvem os raios UV, co-responsáveis pela formação de cataratas.
Cuidados com as lentes de contato
A segurança na utilização de lentes de contacto é a limpeza. Respeite estas precauções:
- Lave as mãos antes de tocar nas lentes.
- Limpe diariamente o estojo das lentes e substitua-o com frequência, pois é uma das principais fontes de infecção das lentes de contacto.
- Use os líquidos de limpeza receitados.
- Nunca limpe lentes de contacto com água destilada, água da torneira ou saliva, pois pode causar infecções graves da córnea que, em alguns casos, podem evoluir para cegueira.
- Não abuse das lentes: usá-las tempo demais priva a córnea de oxigénio e pode prejudicar a vi-são (não ultrapasse as 6-8 horas de uso diário).
- Não use lentes enquanto dorme, a não ser lentes de uso prolongado.
Se sentir dores ou tiver vermelhidão, visão turva, secreção ocular purulenta ou hipersensibilidade à luz, suspenda o uso das lentes e consulte imediatamente o oftalmologista, pois pode lesar permanentemente a sua visão.
Comentários