Como usar bem a gasolina

A gasolina revolucionou o Mundo, permitindo ao ser humano deslocar-se de forma até aí nem sequer sonhada e dispor de máquinas que lhe tornam a vida mais confortável. Mas este liquido precioso, de que hoje dependem as economias mundiais, tem de ser utilizado com cautela. Todos os anos, milhares de pessoas sofrem acidentes pela má utilização da gasolina. Na verdade, trata-se de uma substância inflamável e os seus vapores são altamente combustíveis, podendo ser inflamados por um simples cigarro, por uma chama-piloto, pelo calor de um motor, pela faísca produzida pelo ligar de um interruptor ou por uma faísca de electricidade estática.

A gasolina deve ser usada apenas ao ar livre e exclusivamente como combustível para motores. Não a utilize para fazer arder carvão, como tira-nódoas ou para remover tinta ou gordura das mãos. A gasolina contém benzeno, dicloro-etileno e metanol, compostos tóxicos se absorvidos através da pele. Retirar gasolina de um recipiente fazendo sifão com a boca é também perigoso, podendo causar pneumonia química (pneumonia devido à inalação de gás venenoso). Evite inalar os vapores de gasolina e os gases de escape produzidos por motores a gasolina, que podem causar cefaleias, tonturas, enjoos e confusão mental e até ser fatais.

usar a gasolina

Antes de encher o depósito de um cortador de relva ou de outra máquina, leve-o para o ar livre e assegure-se de que está desligado e com o motor frio. Use um funil e enxugue de imediato quaisquer derrames com desperdício ou areia. Afaste a máquina pelo menos 3 m da lata de gasolina antes de a ligar e deixe-a arrefecer no exterior antes de a guardar.

Quando trabalhar debaixo do carro, utilize óculos à prova de produtos químicos e luvas de borracha ou vinil. Se entornar gasolina na roupa, deixe-a ao ar durante uns dias para que os vapores desapareçam antes de a lavar.

Transporte e armazenagem de gasolina

Ao encher um recipiente de gasolina, pouse-o no chão: fazê-lo na parte de trás da carrinha ou na mala do carro, ou sobre uma superfície plástica, pode originar uma faísca de electricidade estática e provocar um incêndio. Deixe espaço no topo para permitir a expansão do líquido. Coloque o recipiente na mala do carro e retire-o assim que puder. Em caso de acidente, uma lata de gasolina na mala do carro pode transformar-se numa bomba.

Tenha em casa apenas pequenas quantidades de gasolina e guarde-a longe da área habitacional numa zona bem ventilada e fresca, como uma garagem ou telheiro isolados. Use só recipientes próprios e aperte bem a tampa para impedir a saída de vapores. Se tem crianças em casa, guarde a gasolina fora do seu alcance. Não despeje gasolina suja no esgoto, pois é um resíduo perigoso.