Pedir Crédito Pessoal

Cada vez mais as pessoas recorrem ao crédito para várias finalidades, comprar carro, estudar, férias e empréstimos para diversos tipos de projetos. Há também situações em que precisamos de dinheiro urgente e não podemos movimentar algumas poupanças. Muitas vezes não estão contudo sensibilizadas para muitos dos termos e conceitos que é preciso saber para poder pedir crédito pessoal. Este artigo tenta desmistificar as coisas que consideramos prioritárias saber antes de dar o passo em frente.

Conselhos para Quem Vai Pedir Crédito Pessoal

Certamente que procurará a opção que lhe possibilite um crédito em que os juros sejam mais baixos, mas há também outros factores a ter em conta.

Tome nota de algumas dicas e noções importantes de ter em mente, na altura de escolher a melhor opção para o seu crédito pessoal.

Analise a TAEG

A instituição financeira está obrigada a apresentar esta taxa ao cliente, e geralmente reflecte o custo total do empréstimo. Quanto mais baixo for o TAEG, mais baixa será também a sua prestação.

Simulação

Atualmente, no conforto da sua casa ou escritório, poderá aceder aos sites de várias instituições financeiras e efectuar uma simulação de crédito pessoal. Compare as opções de cada banco.

Analise os extras

Há outros factores importantes a ter em conta, tais como as despesas de abertura de processo, seguro de vida, cartão de cliente, entre outros, que geralmente não são divulgadas ao cliente, e mais tarde cobradas pela instituição credora. Esteja atento.

Informação

Enquanto consumidor você tem o direito a saber todos os valores a que o contrato irá obrigar, portanto, evite deixar-se levar pelo que o comerciante lhe tem para apresentar. Tente saber o máximo de informação e tire todas as suas dúvidas.

Crédito com penhor

Poderá optar por um crédito com penhor, colocando uma aplicação financeira como garantia bancária. Isso poderá ser uma conta a prazo que não possa mobilizar, um fundo de investimento a longo prazo, entre outras. Procure negociar com a sua instituição bancária. E caso lhes ofereça garantias, poderá contrair um crédito com penhor, que regra geral é mais barato.

Cliente habitual

Sempre que tentar adquirir um crédito pessoal, faça-se valer de todos os argumentos e mais-valias que detém enquanto cliente e consumidor de produtos desse banco. Indique o número de contas que tem, cartões de crédito, seguros, produtos financeiros, entre outros, e apresente também, se possível, outras propostas mais vantajosas, de outras instituições bancárias. Negociar com o banco compensa!

Seguro de Vida

Sempre que adquirir um empréstimo pessoal, é provável que a instituição bancária o obrigue a contrair também um seguro de vida. Isso irá prevenir a instituição em caso de morte ou invalidez sua. Poderá ainda ser obrigatória a subscrição de um plano de protecção ao crédito, que protege também a instituição bancária em caso de você ficar de baixa médica, desempregado, etc.

Amortizações

Amortizar nem sempre é vantajoso. No caso do crédito pessoal, as taxas de penalização sobre o capital a amortizar podem ser fixas ou variáveis. A maioria dos bancos cobra 2%. Calcule bem até que ponto lhe compensa amortizar o capital em dívida, e perder o que poupou nos juros.

Seguindo estes passos descritos, estará certamente mais seguro para pedir crédito pessoal. Informe-se sempre de tudo e não tenha problemas em colocar questões.