Perigos da Lixívia
Desde que um químico escocês, em 1799, fez reagir cloro com cal e criou a lixívia (hipoclorito de sódio), o Mundo tornou-se um lugar mais limpo e menos perigoso. O composto tornou-se popular como branqueador de roupa e de papel e, mais tarde, como removedor de míldio em superfícies laváveis.
O cloro está quase em toda a parte
Quase tudo contém cloro, desde os produtos de limpeza doméstica, o vinil, os plásticos, a polpa de madeira e o papel reciclado até às piscinas e máquinas de lavar. O mesmo cloro presente na lixívia é um excelente desinfectante para a água potável, sendo utilizadas quantidades diminutas para purificar o abastecimento de água de muitas cidades. No caso da água potável clorada, o problema é que o cloro sofre muitas alterações quando adicionado à água, formando pequenas quantidades de subprodutos potencialmente cancerígenos, como os trialometanos.
Estes compostos são realmente nocivos?
O assunto encontra-se em estudo há duas décadas, e a investigação, nesta altura, sugere que a água potável clorada provavelmente não aumenta o risco de cancro.
Perigos domésticos
A lixívia desbota as tintas nos tecidos de cores não tratados e, se não for bem diluída, enfraquece as fibras do tecido Não tira a ferrugem e descolora a roupa lavada em água com alto teor de ferro. Mais graves são os perigos para a saúde associados à lixívia. Nunca misture lixívia com produtos com amónia, pois os vapores originados por esta combinação podem ser letais. Evite também juntar lixívia a ácidos, como o vinagre, ou outros produtos domésticos que contenham ácidos, como desentupidores de esgotos, produtos de limpeza sanitária ou removedores de ferrugem: estas misturas podem igualmente emitir gases tóxicos. Para evitar problemas, verifique se os rótulos dos detergentes domésticos indicam amónia ou ácidos antes de os misturar com lixívia.
É sensível ao cloro?
A lixívia não é um alérgeno, mas a roupa lava-da com lixívia pode causar irritação da pele a algumas pessoas. Pode substituir a lixívia de cloro por branqueadores sem cloro. Para me-lhorar o aspecto da roupa, trate previamente as nódoas com detergente e deixe de molho as roupas muito sujas. Lave a roupa à temperatu-ra mais elevada que o tecido possa suportar e aumente um pouco o detergente em cada carga.
O cloro e o ambiente
A lixívia é biodegradável, decompondo-se inofensivamente em oxigénio, sal e água. Con-trariamente a alguns cloros utilizados na in-dústria, a lixívia não constitui ameaça para o ambiente.
Comentários