Controlar o ar dentro de casa
Quando se fala em poluição atmosférica, pensa-se logo em escapes de automóveis, fumos de fábricas ou na camada do ozono. Qualquer coisa do lado de fora da sua casa. Mas sabe que o ar da sua casa ou do local de trabalho pode representar um perigo ainda maior para a sua saúde? Os poluentes dentro de casa, que vão dos simples bolores a vapores químicos de alta tecnologia, são ameaças graves para a saúde, especialmente devido ao facto de passarmos 90% do nosso tempo em ambientes fechados.
A poluição dentro de casa não é nada de novo; em tempos antigos, o ar estava tão cheio da fuligem das lareiras que o cancro do pulmão era uma das principais causas de morte. Os fogões fechados e os sistemas de aquecimento resolveram grandemente o problema. A poluição dos ambientes fechados aumentou nos anos 70, quando, para poupar energia, se começaram a isolar os edifícios, reduzindo o ar puro que podia entrar ou sair «furtivamente» de casa. O resultado? Os poluentes ficaram presos dentro de casa.
As causas primárias da poluição dentro de casa são os gases ou partículas com origem dentro da própria casa. Os seus efeitos são intensificados por níveis de humidade que ou são demasiado elevados ou demasiado baixos, o que pode aumentar a quantidade de toxinas. Os poluentes caseiros comuns incluem:
- Subprodutos de combustão. Gases, como o monóxido de carbono e dióxido de azoto, produzidos pelo fumo do tabaco e aquecedores, fogões ou chaminés com problemas de funcionamento, que consumem madeira, óleo, gás, petróleo de iluminação ou carvão.
- Contaminantes biológicos. Bolores, vírus, partículas de pele dos animais, bactérias, ácaros do pó, baratas ou o pólen.
- Compostos orgânicos voláteis (COV). Substâncias químicas derivadas do carbono utiliza-das nos materiais de construção, móveis e muitos produtos caseiros. Os COV comuns e as suas fontes incluem o formaldeído (adesivos, produtos artificiais de madeira, cortinados e estofos, roupas anti:rugas), álcoois (alcatifas, cosméticos, perfumes), amoníaco (produtos de limpeza) e benzeno (tintas e vernizes).
- Pesticidas. Substâncias químicas tóxicas utilizadas para combater os insectos e outras pragas.
- Rádon. Gás radioactivo incolor e inodoro que pode infiltrar-se em casa através de soalhos em mau estado, de fissuras nas paredes e pisos de cimento, esgotos e bombas de fossas.
- Pós. Partículas de pó transportadas pelo ar, como amianto (de retardadores de incêndio e de materiais de isolamento em prédios mais antigos) e chumbo (das tintas e soldas).
Duas doenças associadas à má qualidade do ar dentro de casa são a «síndroma do edifício doente» (reacções de tipo alérgico por se viver ou trabalhar em edifícios mal ventilados) e a «doença relacionada com o edifício» (grupo de doenças provocadas pela exposição a toxinas específicas, como o amianto ou o chumbo). Tais poluentes contribuem para provocar a asma
Comentários