Porque Azeda a Sopa
Embora exista sempre uma pequena percentagem de pessoas que não gosta de alguma coisa, pode afirmar-se que a maioria das pessoas gosta de sopa, isto porque a sopa não tem um único sabor que a caracteriza, a sopa pode ser feita com vários alimentos e há para a todos os gostos. Tal como a restante comida a sopa também se estraga, não é necessário ser um génio para saber que depois de um dia no frigorífico a sopa começa a azedar, o que não sabemos é o que causa essa reação.
Porque azeda a sopa afinal? Uma parte dessa resposta é devido aos alimentos com os quais fazemos a sopa, por exemplo a sopa de tomate azeda muito mais rápido que uma sopa de feijão. Isto deve-se ao facto de os tomates serem mais sensíveis que os feijões, os tomates apodrecem muito mais rápido.
Normalmente depois de feita a sopa, temos o costume de a deixar a arrefecer e isso é o que mais faz com que a sopa azede. Isto porque deixar a sopa destapada a arrefecer faz com que as bactérias encontrem um sítio com boa temperatura para a sua multiplicação. Ao colocar a sopa no frigorífico mais tarde já vai estar cheia de bactérias que se encarregam de a estragar.
Não há uma maneira de eliminar efetivamente estas bactérias, até porque elas estão em todo o lado e são invisíveis a olho nu. Porem existem algumas técnicas que podem ser tidas em conta no momento de guardar a sua sopa depois de pronta. Uma das técnicas mais recomendadas é transferir a sopa quente para um tupperware muito bem lavado e que não tenha nenhuma fissura. Depois basta deixar arrefecer e colocar no frigorífico, caso não tenha tempo para que arrefeça pode colocar o tupperware dentro de uma bacia com água fria. Na hora de servir a sopa sempre lave a colher antes de a usar para retirar a sopa. Outra maneira de a conservar por mais tempo é congelando a sopa, contudo quando congelada durante muito tempo esta pode perder um pouco a qualidade.
Comentários