Porque Bocejamos
Já alguma vez perguntou a si próprio porque bocejamos? Aposto que mal leu o título lhe deu uma vontade enorme de bocejar. Penso que o bocejo é algo que se “pega”, mal uma pessoa na sala começa a bocejar vamos reparar que mais pessoas vão fazer o mesmo involuntariamente. O bocejo é um pedido de mais oxigénio feito pelo nosso corpo ao nosso cérebro. Quando bocejamos a nossa boca abre-se e inspiramos um maior volume de oxigénio fazendo assim com que o cansaço diminua e o corpo se mantenha mais acordado. Ou seja o bocejo pode ser diretamente ligado ao cansaço e mesmo tédio. Então bocejamos para recuperar energia. Usualmente bocejamos mais á noite, porque é quando nos sentimos mais cansados e quando queremos manter-nos concentrados em alguma coisa que nos custe fazer.
Nem toda a gente boceja contudo, pessoas com problemas psicológicos, problemas que os façam ficar nos seus mundos isoladas, não bocejam. O que nos pode levar a pensar que ou os mundos que eles criam não requerem muita energia e logo não tem de bocejar, ou simplesmente o bocejo pode não estar relacionado com o cansaço e tédio. Algo que também deixa alguma curiosidade é o facto de que quando uma pessoa boceja outras pessoas fazem-no também. Por mais que tentemos não bocejar é algo incontrolável, acabamos sempre por faze-lo.
Uma das possíveis respostas para o fato de bocejarmos em cadeia é que o nosso cérebro apercebe-se que o cérebro de alguém esta a recarregar energias e também ele necessita, então mal uma pessoa começa a bocejar as outras vão atrás. Diz-se também que temos mais tendência a bocejar quando gostamos das pessoas que o fizeram antes de nós, no entanto não acho que seja só porque gostamos, acho que tem que ver com o facto de que se essa é uma das pessoas de quem gostamos normalmente essa pessoa sente-se cansada e nós sentimos isso, ou então quando alguém que nos gostamos não gosta de algo, ou algo a aborrece então passa a aborrecer-nos a nós também e então bocejamos.
Comentários