Porque é salgada a água do mar

Haaa o mar, como eu gosto do mar. Não há melhor para relaxar do que passar o final da tarde numa praia perto do mar a apreciar o por do sol, sentir a areia ainda quente e a brisa salgada da água. Mas porque é salgada a água do mar?

Embora cercada por água, uma pessoa em alto mar que não tenha água potável para beber, pode morrer. Isto acontece porque a água do mar é composta por sais e minerais. Na constituição da água do mar existem cerca de setenta elementos diferentes entre os quais (em maioria) o Cloreto, o Sódio, Sulfato, Magnésio, Potássio e Cálcio.

Edmond Halley sugeriu em 1715 que a salinidade da água se devia ao facto de que os sais e alguns outros minerais são transportados dos rios para os mares e oceanos. Ao chegarem ao mar estes elementos são concentrados e retidos pelo processo de evaporação, removendo assim água e mantendo os sais. O maior constituinte das águas dos mares é o cloreto de sódio, que se forma através da presença do sódio no fundo dos oceanos (nas rochas), combinado com o cloreto que se forma através de fumos que se escapam do interior da terra, como por exemplo de vulcões e fontes hidrotermais. Quando a água dos mares evapora os sais não evaporam também, eles são acumulados, resultando assim numa elevada salinidade das águas. Como por exemplo no caso do Mar Morto, que tem uma salinidade cerca de dez vezes maior que o próprio Oceano Atlantico.

Porque é salgada a água do mar

Visto que o oceano é o ponto final na viagem dos sais e minerais presentes nos rios e lagos é necessário decorrer à dessalinização das águas para que estas possam ser consumidas pelo ser humano ou até mesmo para irrigar. Visto que aproximadamente noventa e sete por cento da água da terra é salgada é necessário que haja várias plantas de dessalinização espalhadas pelo mundo inteiro, o processo de transformar esta água em água potável é o que faz com que a vida na terra ainda seja possível.