Porque temos Arrepios

Arrepiamo-nos porque sentimos. Um arrepio é uma das formas como o nosso corpo nos mostra o que estamos a sentir. Sentimos arrepios sempre que temos frio ou calor, ou quando estamos a passar por emoções como amor, contacto físico ou mesmo medo.

Sempre que nos arrepiamos os nossos pelinhos ficam todos em pé e isto acontece porque na nossa pele possuímos um músculo que levanta cada um dos nossos pelos sempre que se contrai. Ou seja sempre que nos arrepiamos. E esse friozinho que sentimos é devido ao facto de que quando os pelos estão em pé uma camada de ar fica suspensa sobre a nossa pele. Quando temos frio serve como isolamento térmico e faz com que não se perca tanto calor. frio e nos arrepiamos estamos a dizer aos nossos vasos sanguíneos que reduzam o volume do sangue que circula neles. Segundo a lógica quanto menos sangue estiver a circular menos sangue está a arrefecer, guardando assim a temperatura do nosso corpo durante mais tempo.

Existem ainda outras coisas que fazem com que nos sintamos arrepiados, como por exemplo pessoas a passar a unhas em quadros, ou desfazer esferovite ou até mesmo o professor ao escrever com giz no quadro da sala de aulas, estes arrepios supostamente surgem porque os sons agudos despertam em nós o nosso instinto “animal” e acorda-nos para o perigo. É algo como um reflexo que temos e o nosso corpo tem arrepios até que o som vá embora. Ao contrário do que acontece com os animais os seres humanos são capazes de controlar os seus arrepios, basta que o nosso cérebro se habitue aos sons ou sensações como algo que não contenha qualquer tipo de perigo.

Existe ainda quem justifique os arrepios que sentimos como sendo espíritos de pessoas que já faleceram e que tentam entrar em contacto connosco. Apesar de haver muita gente que diz isto ainda nada foi provado cientificamente para que se possa comprovar a verticidade ou a falsidade de tal coisa.