Tipos de Materiais
Os tipos de materiais distinguem-se uns dos outros pelo seu comportamento quando sujeitos à acção de agentes exteriores e pelas propriedades que os caracterizam e distinguem quando pretendemos construir um objecto.
Madeira
As singulares propriedades físicas, químicas e mecânicas da madeira tornaram-na de emprego obrigatório em diversos campos. Utilizada desde sempre como combustível e na construção de habitações, móveis, embarcações e outros veículos, a madeira responde a três necessidades primordiais do Homem: combustível, casa e transporte. Posteriormente, converteu-se também em matéria-prima para a indústria química, na produção de celulose e pastas hidráulicas, mecânicas, físico-químicas e químicas.
Metais
São os materiais mais utilizados na construção mecânica e diferenciam-se por uma série de características que lhes são próprias. Têm brilho próprio, são bons condutores do calor e da electricidade e quando combinados com outros elementos dão origem às ligas metálicas, cujo universo de aplicação nos campos da tecnologia, da electrónica, da aeronáutica, da indústria ou outra é praticamente indescritível.
Cerâmica
Consiste no fabrico de produtos, utilitários ou artísticos, modelados numa pasta composta de argila e de materiais purificadores. A sua composição varia de acordo com os locais de onde é extraída e apresenta certos elementos minerais que determinam a sua cor, a sua porosidade e a dureza da peça, bem corno a temperatura a que pode ser submetida sem que sofra deformações. Os produtos cerâmicos apresentam grande dureza mas são pouco resistentes ao choque.
Plástico
Composto orgânico macromolecular obtido mediante a transformação química de substâncias naturais ou por síntese química de diferentes materiais básicos, tais como acetileno, etileno, etc. Alguns plásticos são muito resistentes e todos possibilitam a moldagem de formas complicadas impossíveis de realizar noutros materiais. O plástico repercute-se negativamente no meio ambiente, pois, como produto residual, não é biodegradável.
Acrílico
É o nome genérico dos derivados do ácido acrílico, líquido corrosivo, incolor e de cheiro penetrante, com acentuada tendência à formação de polímeros. O ácido acrílico é a base para a fabricação de resinas sólidas. Duro e de notável resistência, é usado no fabrico de móveis e objectos decorativos, lentes, jóias, próteses dentárias, adesivos, etc. Destacam-se também as fibras acrílicas, tais como o orlon e o acrilan. Os princípios químicos que se empregam no fabrico dessas fibras têxteis, os chamados poliésteres acrílicos, são os mesmos utilizados na produção das tintas acrílicas.
Comentários