Trabalhar e estudar ao mesmo tempo: é possível?

A resposta é: sim, mas não será fácil. Ser trabalhador-estudante requer muito trabalho, empenho e dedicação. Para conseguir atingir o sucesso, tanto a nível académico, como a nível profissional, há que ter em atenção os seguintes aspetos.

  • Organização – sem organização será muito difícil conciliar os estudos e o trabalho. A carga horária começa a pesar e há sempre algum aspecto que sai mais prejudicado, quer seja o trabalho, as aulas, o estudo, ou mesmo o descanso.
  • Calendarização – é importante agendar tudo o que é mais importante e elaborar um plano flexível que seja passível de ser alterado se houver algum imprevisto.
  • Informação – dirija-se aos serviços académicos da instituição de ensino superior e informe-se acerca dos seus direitos e como obter o estatuto trabalhador-estudante.
  • Comunicação – comunique os seus horários às pessoas que o rodeiam. É importante que o seu chefe, os seus professores, a família e os amigos saibam que é trabalhador-estudante.
  • Saber separar as coisas – há que separar a vida profissional, da vida académica, da vida pessoal. Estará sempre sob stress se estiver no trabalho a pensar já nas aulas de amanha. Também não será muito produtivo se estiver nas aulas a pensar no relatório que tem de entregar ao seu chefe. Cada coisa a seu tempo.
  • Exercício Físico – apesar do pouco tempo que lhe sobra, tente fazer exercício físico regularmente, combinando-o com um estilo de vida saudável. Irá sentir-se melhor, ajudando-o a lidar com o stress do quotidiano.
  • Olhos na linha da meta –todo o esforço que está a fazer tem um objectivo. Mesmo nas alturas em que pensar que não consegue aguentar tanta coisa ou quando se sentir desmotivado lembre da razão que o fez começar. Pergunte-se a si mesmo: Porquê? E não se esqueça da resposta. Será a sua motivação para avançar.

Portanto lembre-se, não será fácil, mas vai valer a pena.