Como funcionam os umidificadores

O que poderá haver de menos saudável em umidificar o ar seco num recinto fechado? Fazê-lo ajuda a evitar os lábios gretados, a pele áspera, a garganta arranhada e o nariz entupido. Mas alguns umidificadores podem emitir mais do que água e fazer da sua casa um paraíso para as bactérias. Porquê? Porque nem sempre os umidificadores são convenientemente limpos.

Os perigos do umidificador

Se não forem limpos regularmente, os depósitos dos umidificadores transformam-se em locais de reprodução para bactérias, fungos e outros microrganismos. Quando lançados para o ambiente com o vapor de água emitido pelo aparelho, esses microrganismos provocam problemas respiratórios adicionais, irritação nos olhos, nariz e garganta, sintomas semelhantes aos da gripe e infecções graves.

Como funcionam os umidificadores

Se a sua casa possui um sistema de aquecimento de ar forçado, pode controlar o nível de humidade com uma unidade central montada na rede de condutas (estas unidades também requerem manutenção regular). Caso contrário, pode adquirir um aparelho portátil para umidificar uma ou mais salas.

Existem cinco tipos diferentes:

  • Os umidificadores-evaporadores têm uma ventoinha que força o ar através de um meio húmido para emitir vapor de água. Não são grandes agentes de disseminação de bactérias e não sobrecarregam a conta de electricidade.
  • Os vaporizadores produzem vapor através de água em ebulição. Ferver a água destrói os microrganismos existentes na água, mas gasta mais energia do que outros umidificadores. Este aparelho exige algumas precauções, pois o vapor pode queimar quem esteja muito perto, o mesmo se passando com a água se o aparelho for derrubado.
  • Os umidificadores de humidade morna também funcionam através da água em ebulição, mas dispõem de uma ventoinha que ar-refece o ar, pelo que a névoa não queima. No entanto, a água do depósito pode queimar se o aparelho for derrubado. Este umidificador também gasta mais energia.
  • Os umidificadores de névoa fria proporcionam uma atmosfera húmida e fresca com um disco giratório de alta velocidade. Gastam pouca energia, mas disseminam facilmente microrganismos e, se se usar água da torneira com alto grau de dureza, lançam para o ar os minerais da água. Estes minerais depositam-se sobre as superfícies do compartimento sob a forma de um pó branco e fino. (Os modelos mais recentes possuem filtros que retêm quer os microrganismos, quer os minerais.)
  • Os umidificadores ultra-sónicos transformam a água numa névoa fina através de vibrações ultra-sónicas. Podem lançar para o ar bactérias e bolores e o pó mineral branco proveniente da água dura. Alguns especialistas recomendam que com estes modelos se utilize apenas água não-ionizada, destilada ou desmineralizada.

Mantenha o umidificador limpo

Limpar regularmente um humidificador ajuda a reduzir qualquer emissão prejudicial.

Aqui encontra algumas sugestões a seguir:

  • Mude a água diariamente. Esvazie o depósito e enxugue as superficies antes de voltar a encher.
  • Use água destilada para impedir a emissão de minerais e formação de tártaro no depósito. Use pastilhas ou filtros de desmineralização se isso for sugerido pelo fabricante.
  • Limpe o umidificador de 3 em 3 dias com uma escova e água oxigenada a 3% ou todas as semanas com uma solução de lixívia (1 colher de chá por cada 41 de água). Se usar lixívia, deixe de molho durante 20 minutos e depois agite de um lado para o outro. Enxagúe muito bem até que o cheiro desapareça. Seque bem.
  • Se se formar tártaro no depósito, esfregue-o com uma escova macia e uma chávena de vinagre branco, depois limpe com um pano umedecido em vinagre e enxagúe com água morna.
  • No fim da estação, limpe o depósito e deite fora os filtros e as pastilhas de desmineralização. Guarde o aparelho num local seco. Volte a limpar o depósito no começo da próxima estação e instale filtros ou pastilhas novos.