Animais de Estimação

Não é apenas uma teoria, está cientificamente provado que, existem algumas vantagens de ter animais de estimação. Cuidar de um animal pode melhorar a saúde, reduzindo o stress, baixando a tensão arterial e abrandando o ritmo cardíaco. Qualquer risco é geralmente bem compensado pelos benefícios. Contudo, os donos de animais de estimação, sobretudo os mais idosos e pessoas com sistemas imunitários afetados, devem tomar algumas precauções.

Vantagens em ter animais de estimação

Algumas provas espantosas e ao mesmo tempo consistentes, associam os animais de estimação ao bem-estar humano. O contacto com os animais, sobretudo cães e gatos, produz uma série de benefícios diferentes. Veja os vários estudos e experiências.

  • Uma experiência na Universidade de Cambridge, Inglaterra, estudou um grupo de pessoas que não tinham animais de estimação. Os investigadores, colocaram cães num terço das casas, gatos noutro terço e deixaram o terceiro terço sem animais. A saúde, em geral, melhorou nos dois primeiros grupos, mas sobretudo entre os que cuidavam de cães, talvez não só porque, além de companhia, tiveram também que fazer exercício.
  • Um estudo da Universidade da Califórnia, EUA, em 1000 doentes do Medicare, registou menos consultas médicas entre os possuidores de animais de estimação.
  • Um estudo australiano chegou à conclusão de que, as pessoas com animais de estimação, tinham uma tensão arterial mais baixa e níveis mais baixos de colesterol e triglicéridos (gorduras no sangue) na corrente sanguínea.
  • Os doentes de Alzheimer revelam menor isolamento quando têm como companhia animais de estimação, sobretudo de cães.
  • Um grupo de médicos, relatou à American Heart Association, (Associação Americana do Coração) que entre as pessoas que haviam tido um ataque cardíaco as que tinham animais em casa mostravam uma maior probabilidade de sobreviverem a longo prazo. Além de baixar a tensão e o colesterol, os animais de estimação também ajudam as pessoas a sentirem-se mais calmas.
  • Os investigadores descobriram que qualquer animal doméstico pode combater a depressão e a solidão, criando uma sensação de pertença e de responsabilidade. O calor físico e o contacto direto não são indispensáveis.
  • Um estudo da Universidade Estatal de Nova Iorque em Buffalo, EUA, chegou à conclusão de que, as pessoas em cadeiras de rodas com cães treinados para as ajudarem estavam menos deprimidas e mais ativas fora de casa. O custo com o treino dos cães, era mais do que compensado, pela redução de despesas projetadas em custos clínicos durante a vida de oito anos do animal.

animais de estimaçao