Xamanismo e influências na vida activa
O Xamanismo é a mais antiga via espiritual conhecida e tem sempre estado em estreita união com a Natureza. Em xamanismo, existe a consciência de vários níveis de realidade, para além da realidade habitual a que estamos habituados e o princípio do trabalho xamânico é de que este deve beneficiar a vida e ter o propósito de curar.

O que o xamanismo faz ao corpo e à mente
Nas culturas xamânicas, os xamãs entram num estado alterado de consciência, fora do tempo e do espaço, para procurar informação e curas necessárias às suas comunidades. Actualmente, qualquer pessoa pode ter acesso a esta técnica antiga. Utilizando apenas o som do tambor para nos transportar durante a “Viagem Xamânica”, podemos obter informação, resposta e cura que experimentamos dentro do “estado de consciência xamânico” e depois trazemos à nossa consciência normal.
Vantagens do xamanismo
Xamanismo é uma via de revelação directa que nos permite restaurar a nossa autoridade espiritual e conscientemente melhorar as nossas vidas, aprendendo a confiar na nossa experiência e a ter confiança no mundo espiritual e na nossa capacidade de receber a sua ajuda. A experiência de cada pessoa é única, pois cada um vive a “realidade não habitual” de forma diferente. A informação, resposta ou cura que recebemos são dirigidas a cada um de nós e são apreendidas pela mente racional de acordo com a nossa abertura, experiência, antecedentes culturais ou estado emocional.

Para além de obter respostas e cura que nos podem ajudar no nosso trajecto de desenvolvimento pessoal, a prática xamânica dá-nos ainda a possibilidade de ajudar os outros, intervir de uma forma co-criativa em assuntos de interesse global e ajudar o planeta.
Tradicionalmente, o trabalho xamânico tem várias vertentes, algumas das quais são comuns a muitas culturas. Destacam-se: trazer informação ou respostas para problemas pessoais, de outra pessoa ou da comunidade; curar espiritualmente; fazer diagnósticos; trazer “animais de poder” (poder vital de cada pessoa); recuperar partes da alma (partes de essência vital da pessoa), perdidas em situações traumáticas; extrair intrusões (energias perturbadoras), causadoras de doenças físicas e psíquicas; curar e reenergizar locais; acompanhamento na morte, antes, durante e após a morte física; compreender o mundo que nos rodeia dentro da realidade habitual e para além dela; ligar os indivíduos à Natureza para melhor se compreender a sua essência. Todo este trabalho se insere na cura espiritual e é hoje praticado em articulação com outros métodos de medicina e psicologia.

Onde praticar xamanismo
O xamanismo pode ser praticado um pouco por todo o país, nas principais cidades, quer do litoral, quer do interior, bastando procurar espaços consagrados às terapias holísticas, ao reiki e à hipnoterapia.
Comentários